Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1358
metadata.dc.type: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: A CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ (1900-1950)
metadata.dc.creator: Zanlorense, Maria Joselia
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Sanfelice, José Luis
metadata.dc.contributor.referee2: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação teve por objetivo a reconstrução histórica das Instituições Escolares do Ensino Técnico do Estado no Paraná, criadas no período de 1900 a 1950. Para conhecer o processo de criação e instalação destas instituições, fez-se necessário primeiramente compreender as mudanças políticas, econômicas, sociais e educacionais que ocorreram no cenário brasileiro neste período da história. Tratou-se da mudança do trabalho escravo para o trabalho assalariado, a transição do regime imperial para a República, a produção e o comércio do café e a chegada dos imigrantes no Brasil. Acompanhando tais alterações, houve a expansão do ensino público no Brasil, conduzido por essas mudanças. No Paraná, foram criados: institutos comerciais, escola técnica, Escola de Aprendizes Artífices, escolas de trabalhadores rurais e escolas de pesca. Diante do contexto estudado, buscamos compreender com esta pesquisa quais os elementos que determinaram o processo de criação e instalação das escolas técnicas no Estado do Paraná; a que necessidades elas vieram responder; qual o público a ser atendido com estas instituições e qual o ensino oferecido por estas escolas. Para dar conta de responder esta problemática, foram atribuídas como categorias de análise: sociedade, trabalho e educação; com o intuito de evidenciar as relações do objeto estudado com as alterações ocorridas na sociedade no referido contexto histórico. Para apreender as reais intenções do Estado em se criar as escolas técnicas no Paraná, o referencial teórico utilizado foi o materialismo histórico o qual possibilitou a compreensão da realidade, econômica, política e social presentes no Brasil, no período histórico estudado. A pesquisa teve caráter documental bibliográfico; o procedimento metodológico adotado foi o levantamento das fontes documentais primárias como atas, Leis, decretos e regulamentos referentes à criação destas instituições de ensino técnico. Para o acesso a essas fontes, foram visitadas as escolas técnicas ainda em atividade, o Arquivo Público do Paraná, Biblioteca Pública, Casa da Memória, secretarias municipais de educação das cidades em que foram instaladas as escolas técnicas. O presente estudo encontra-se dividido em três capítulos: “As transformações econômicas, políticas e sociais no Brasil republicano e o ensino profissional”, “As escolas técnicas urbanas no Estado do Paraná”, “As escolas técnicas rurais no Estado do Paraná”. Conclui-se com o presente estudo que a criação das escolas técnicas no estado do Paraná foi resultado do processo do desenvolvimento econômico interno feito pelo incentivo do governo brasileiro,objetivando a industrialização do país e a modernização da agricultura. Com o discurso de oferecer a educação para o povo, o Estado, por meio destas instituições, visou preparar a força de trabalho para o comércio, as indústrias e a agricultura e assim responder aos interesses do capital. Estas instituições funcionaram como abrigo de menores e ofereceram ensino profissional para a classe trabalhadora.
Abstract: The present dissertation had as objective the historical reconstruction of the technical teaching scholastic institutions of the State in Paraná, created in the period of 1900 to 1950. To get to know the process of creation and installation of these institutions,became necessary primarily to comprehend the political, economical, social and educational changes that occurred in the Brazilian scenery in this period of history. It was about the change of the slave labor to the salaried labor, the transition of the imperial regime to the Republic, the coffee production and commerce and the arrival of the immigrants in Brazil. Accompanying such alterations was the expansion of the public education in Brazil, conducted by these changes. In Paraná, were created commercial institutes, technical schools, Apprentices Artifices School, schools of rural workers and fishing schools. Before the studied context, we seek to comprehend with this research which elements determine the creation and installation process of technical schools in the State of Paraná; to which necessities they came to respond; which is the public to be attended with these institutions; and which is the teaching offered by these schools. To handle the answer of this problematic, they were assigned as analysis categories: society, labor and education; with the aim of evidencing the relations of the studied object with the occurred alterations in the society at the referred historical context. To apprehend the real intentions of the State in creating technical schools in Paraná, the theoretical referential utilized was the historical materialism which enabled the comprehension of the economical, political and social reality present in Brazil, in the historical period studied. The research had a bibliographical documental character; the methodological procedure adopted was the lifting of the primary documental sources as records, Laws, decrees and regulations regarding of these institutions of technical teaching. To the access of these sources were visited the technical schools still in activity, the Public Archive of Paraná, the Public Library, the House of Memory, the municipal secretariats of education of the cities in which were installed the technical schools. The present study finds itself divided in three chapters: “The economical, political and social transformations in the republican Brazil and the professional teaching”, “The urban technical schools in the State of Paraná”, “The rural technical schools in the State of Paraná”. It concludes with the present study that the creations of technical schools in the State of Paraná was result of the process of internal economical development done by incentive of the Brazilian government, aiming the industrialization of the country and the modernization of agriculture. With the peroration of offering the education to the people, the State, by means of these institutions, aimed to prepare the labor force to the commerce, the industries, and the agriculture and thus answer to the interests of the capital. These institutions worked as shelter of minor and offered professional teaching to the labor class.
Keywords: História da Educação
Instituições Escolares
Escola Técnica
Trabalho
Formação do Trabalhador
History of Education
Scholastic Institutions
Technical School
Labor
Formation of the Worker
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZANLORENSE, Maria Joselia. EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO: A CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ (1900-1950). 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1358
Issue Date: 27-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Maria Jose Zanlorenze.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.