Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1361
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Berger, Maria Virginia Bernardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991D1por
dc.contributor.referee1Subtil, Maria José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707744H9por
dc.contributor.referee2Larocca, Priscila
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778114J6por
dc.creatorSilva, André Luis Rosa e
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751847U4por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:04Z-
dc.date.available2007-06-29
dc.date.available2017-07-21T20:32:04Z-
dc.date.issued2007-04-03
dc.identifier.citationSILVA, André Luis Rosa e. OUVIR, ESCREVER E FALAR: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1361-
dc.description.abstractThis research aimed at studying the use of radio at school. It started based on questions about the possibility of using school-radio (which has been described along the paper) as an instrument and mean of learning; about its role in the student’s cultural formation as well as its educational possibilities. The theorical references were based on the follow authors: Assumpção, Belloni, Citelli, Ferraretto and Vygotsky. This research goal were show the radio as an instrument which connects the formal and informal culture; identify the teachers and students conceptions about radio uses at school. Show the acquisition ways and use of radio language; characterize the school-radio as mediation instrument in the process of the media acquisition. With an action-research character, the research was run in a public school, in Ponta Grossa city, Paraná state, Brazil, from February to November 2005. The complementary methodological procedures of the research consisted of questionnaires application, regular meetings, which took place not only at school, but also in the laboratory of radio-journalism, at State University of Ponta Grossa, the roduction of fanzines, radio guide lines and spots, and radio programs. At the end of the research, students’ conception about radio was close to the concept of radio as an instrument an mean, proper to be used at school. Along the research, two fanzies, eight radio spots and two complete radio programs were produced. We may conclude that the radio production is a mediation instrument to the media culture acquisition, ant therefore its inclusion at school is justified. The radio programs production, when oriented by teachers, not only instigates the student’s creative expression, but also introduces the media universe as part of cultural formation of the teenagers in school age.eng
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objeto de estudo a utilização do rádio na escola. Teve início a partir dos questionamentos sobre a possibilidade da utilização da rádio-escola como um instrumento e meio de aprendizagem; acerca de seu papel na formação cultural dos alunos e também sobre suas possibilidades educativas. O referencial teórico fundamentou-se principalmente nos seguintes autores: Assumpção; Belloni; Citelli; Ferraretto; Vigotski. Os objetivos da pesquisa foram: demonstrar o papel da rádio-escola como instrumento articulador entre a cultura formal e informal; identificar as concepções dos professores e alunos sobre rádio-escola; evidenciar as formas de apropriação e uso da linguagem radiofônica; caracterizar a rádio-escola como instrumento de mediação no processo de aquisição da cultura mediática. Com caráter de pesquisa-ação, foi realizada em uma escola pública, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, no período compreendido entre fevereiro e novembro de 2005. Os procedimentos metodológicos complementares da pesquisa-ação consistiram na aplicação de questionários, realização de encontros regulares, ocorridos na escola e no laboratório de rádiojornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, produção de fanzines, pautas, vinhetas e programas de rádio. ao final da pesquisa, a concepção dos alunos aproximava a rádio-escola do conceito de instrumento e meio de ensino-aprendizagem, apropriado para sua utilização na escola. Durante a pesquisa, foram produzidos dois fanzines, 8 vinhetas de rádio, dois programas completos, a partir do exercício de produção de pautas para a programação. Conclui-se que a produção radiofônica é um instrumento de mediação para aquisição da cultura mediática, e portanto, justifica-se sua inclusão no processo de ensino-aprendizagem escolar. A produção de programas radiofônicos sob a orientação de professores fomenta a expressão criativa e introduz o universo mediático como parte da formação cultural dos adolescentes em idade escolar.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreluisrosa.pdf: 2020793 bytes, checksum: a7af813aa282bc915585eb3c308b923f (MD5) Previous issue date: 2007-04-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectrádio-escolapor
dc.subjectpesquisa-açãopor
dc.subjecttecnologias de informação e comunicação – TICpor
dc.subjectteaching-learning processeng
dc.subjectschool radio usingeng
dc.subjectaction-researcheng
dc.subjectinformation and communication technologieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOUVIR, ESCREVER E FALAR: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO NO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andreluisrosa.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.