Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosso, Ademir José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.advisor-co1Baccon, Ana Lúcia Pereira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894H9por
dc.contributor.referee1Brandt, Célia Finck
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700553P5por
dc.contributor.referee2Trevisol, Maria Teresa Ceron
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779485H5por
dc.creatorFerreira, Adriano Charles
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298069J6por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:32:06Z-
dc.date.available2014-07-14
dc.date.available2017-07-21T20:32:06Z-
dc.date.issued2014-02-14
dc.identifier.citationFERREIRA, Adriano Charles. TEMA QUENTE, CABEÇA FRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR PELOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1373-
dc.description.abstractThe indiscipline as a didactic-pedagogic problem at school fosters discussion and circulation of information between educators and students seeking explanations. The objective of the research is critically point out the social representations of the students from 9th grade on school discipline. Part of the hypotheses that we must understand how students perceive the discipline to seek grants aimed at improving pedagogical practices (TREVISOL, 2007). Social representations are investigated according to the dimensional approach (MOSCOVICI, 2012), dynamic/procedural (JODELET, 2001) and structural (ABRIC, 1994). The theoretical support for the social representations is used Genetic Epistemology by Jean Piaget (1994),and subsequent studies of moral development (MENIN, 1996; ARAÚJO, 1996; LA TAILLE,1996). The methodology is plurimetodológica with quantitative and qualitative perspectives. Data were collected through a questionnaire (N = 457) and interviews (N = 64). A first analysis was done from the software EVOC, SIMI, ALCESTE and SPSS for quantitative information. At another point in the content analysis of the qualitative data. In large part, the data point to a social representation of students of hegemonic basis, in tune representation of teachers, marked by its psittacism inference and less social representations of autonomous and altruistic forms occur.eng
dc.description.resumoA indisciplina como um problema didático-pedagógico fomenta no espaço escolar discussões e a circulação de informações entre educadores e educandos buscando explicações. O objetivo da pesquisa é apontar criticamente as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. Parte-se da hipótese que é preciso compreender como os discentes percebem a indisciplina, para buscar subsídios que visem à melhoria das práticas pedagógicas (TREVISOL, 2007). As representações sociais são investigadas segundo a abordagem dimensional (MOSCOVICI, 2012), inâmica/processual (JODELET, 2001) e estrutural (ABRIC, 1994). Como aporte teórico para sustentar as representações sociais utiliza-se da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1994), bem como estudos posteriores sobre o desenvolvimento moral (MENIN, 1996; ARAÚJO, 1996; LA TAILLE, 1996). A metodologia é plurimetodológica, com perspectivas quanti-qualitativas. Os dados foram coletados mediante questionário (N=457) e entrevista (N=64). Uma primeira análise se deu a partir dos softwares EVOC, SIMI, ALCESTE e SPSS para as informações quantitativas. Em outro momento pela análise de conteúdo nos dados qualitativos. Em grande parte, os dados apontam para uma representação social dos alunos de base hegemônica, em sintonia a representação dos professores, marcadas pelo seu psitacismo e com menos inferência ocorrem representações sociais de formas autônomas e altruístas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:32:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano Charles Ferreira.pdf: 3849647 bytes, checksum: b51bb7cb416698858d26e27722eb0ca8 (MD5) Previous issue date: 2014-02-14en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindisciplina escolarpor
dc.subjectrepresentações sociaispor
dc.subjectensino fundamentalpor
dc.subjectdesenvolvimento moralpor
dc.subjectaltruísmopor
dc.subjectschool disciplineeng
dc.subjectsocial representationseng
dc.subjectprimary schooleng
dc.subjectmoral developmenteng
dc.subjectaltruismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTEMA QUENTE, CABEÇA FRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR PELOS ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adriano Charles Ferreira.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.