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metadata.dc.type: Dissertação
Title: LETRAMENTO CRÍTICO E VOZES DE ALUNAS E PROFESSORA ACERCA DAS IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO COM INTERSECÇÃO DE RAÇA E DE CLASSE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA
Other Titles: Critical literacy and teachers´ and students’ voices on gender social identities with race and class intersections in the English language textbook
metadata.dc.creator: Clara, Michele Padilha Santa
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Torquato, Cloris Porto
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Glenda Cristina Valim de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Ponta Grossa/PR, envolvendo especificamente dez alunas do terceiro ano do ensino médio do curso técnico de Formação Docente e a professora de língua inglesa da respectiva turma. Os objetivos deste trabalho foram analisar como as identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe são representadas no livro didático de língua inglesa e identificar que visão a professora e as alunas têm acerca dessas identidades. Para isso, busquei responder às seguintes perguntas de pesquisa: Como as identidades sociais de gênero com intersecção de raça e declasse são representadas no livro didático de língua inglesa Way to Go 1? Que visão a professora e as alunas têm acerca das identidades sociais de gênero com intersecção de raça e de classe? Quanto aos aportes teóricos utilizados para fundamentar esta pesquisa, recorreu-se Hall (1990, 2006), Moita Lopes (1994, 2002) e Block (2007, 2014), que versam sobre identidades. Para a compreensão dos assuntos sobre letramentos, utilizo Street (2001, 2006, 2014); sobre interseccionalidade, Crenshaw (1991, 2004); e sobre o livro didático, Ferreira (2014). Esta pesquisa pertence ao campo da Linguística Aplicada e caracteriza-se como de caráter qualitativo, documental e estudo de caso do tipo etnográfico. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram questionários, narrativas autobiográficas, entrevistas e diário de campo. Os resultados indicam uma baixa representatividade das identidades de gênero com intersecção de raça e classe no livro didático Way to Go 1. Além disso, dentre as poucas imagens de mulher negra que aparecem no livro didático, a maioria a traz de forma inferiorizada ou estereotipada. Também, foi possível observar que enquanto algumas das participantes da pesquisa sofreram preconceito racial ou racismo, outras já presenciaram alguém sofrendo. Sendo assim, concluo que o preconceito racial continua presente em diversos âmbitos da sociedade como escola, livro didático, família, mídia, entre outros. No entanto, embora isso ocorra, o/a professor/a tem a possibilidade de promover o letramento crítico em sala, levando os/as seus/suas alunos/as a reconhecerem e a questionarem as ideologias impostas pela sociedade dominante, desconstruindo certas identidades.
Abstract: This research was carried out in a public school in the city of Ponta Grossa/PR, it specifically involves ten students of the third grade of secondary school in the technical course for Teacher Training, and their English Language teacher. This study aims to analyze how the English Language textbooks represent gender social identities on race and class, and to identify what the teachers and students’ views are on these identities. Thus, I intend to respond the following survey inquiries: How gender social identities with race and class intersections are represented by the English Language textbook Way to Go 1? What are the teachers and students’ views on social identities with race and class intersections? As to the theoretical contribution that supports this research, we turn to Hall (1990, 2006), Moita Lopes (1994, 2002) and Block (2007, 2014), who run on about identities. For the understanding of the matters regarding literacy, I look to Street (2001, 2006, 2014), to Crenshaw (1991, 2004) concerning intersectionality, and to Ferreira (2014) concerning the textbook. This research regards qualitative Applied Linguistics,documentary and an ethnographic case study. In order to collect data,questionnaires, autobiographic narratives, interviews, and logs were held. The results indicate a low representation of gender identities with race and class intersections in the textbook Way to Go 1. In addition, among the few black-woman images that show up in the book, most of them are degrading or stereotyped. In addition, it was possible to see that while some of the participants in this research had suffered from racial prejudice or racism, others had already witnessed someone suffering from it. Therefore, I conclude that racial prejudice is still present in many sectors of society, such as schools, textbooks, families, media and others. However, even when it happens, the teacher has the possibility to promote critical literacy in class, making their students recognize and question the ideologies imposed by the dominating society, disrupting certain identities.
Keywords: identidades
mulher negra
livro didático
língua inglesa
letramento crítico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: CLARA, Michele Padilha Santa. Critical literacy and teachers´ and students’ voices on gender social identities with race and class intersections in the English language textbook. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1489
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem

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