Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grossi, Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0por
dc.contributor.referee1Pasquini, Regina Célia Guapo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723663J5por
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiane de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701174U6por
dc.creatorStruminski, Luciane Aparecida de Freitas
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.available2016-05-02
dc.date.available2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationSTRUMINSKI, Luciane Aparecida de Freitas. USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1507-
dc.description.abstractThe games are part of human life since ancient times. The interest in studying them has contributed fundamentally to the development of probability theory. Starting from the premise that teaching and learning mathematics should not be something tiresome and uninteresting, this work aims to propose and present a didactic proposal that combines the activities proposed in the material prepared by the São Paulo State Education and adopted by the state schools this state the use of educational games that can contribute to the teaching and learning of probability process. To this end, we tried to carry out a literature search on the topics probability and use of games in classrooms and study and describe the activities presented in the Student Notebook and Teacher's Notebook, both used in state schools of the state of Paulo. The didactic proposal to join games to the activities already planned in this material was applied in a classroom of the 2nd year of high school, trying to integrate the Student Notebook activities to use games to address the issue likely. It also describes the characteristics of the school where the proposal was applied, the details of the activities, the materials used, the evaluation of the content that has been applied to students and a questionnaire in which they were able to respond and assess the practical use.eng
dc.description.resumoOs jogos fazem parte da vida do homem desde a antiguidade. O interesse em estudá-los contribuiu fundamentalmente para o desenvolvimento da Teoria da Probabilidade. Partindo da premissa de que ensinar e aprender matemática não deve ser algo cansativo e desinteressante, este trabalho tem por objetivo propor e apresentar uma proposta didática que alia as atividades propostas no material elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e adotado pelas escolas estaduais deste estado à utilização de jogos didáticos que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de probabilidade. Para tal, procurou-se realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas probabilidade e uso dos jogos nas salas de aula, bem como estudar e descrever as atividades apresentadas no Caderno do Aluno e no Caderno do Professor, ambos utilizados nas escolas estaduais do estado de São Paulo. A proposta didática que visa a junção de jogos às atividades já previstas nesse material, foi aplicada numa sala de aula do 2º ano do Ensino Médio, procurando integrar as atividades do Caderno do Aluno à utilização de jogos para tratar o tema probabilidade. Descreve ainda, as características da escola onde foi aplicada a proposta, o detalhamento das atividades desenvolvidas, os materiais empregados, a avaliação do conteúdo que foi aplicada aos alunos e um questionário em que eles puderam responder e avaliar a prática utilizada.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciane Aparecida Freitas.pdf: 3391719 bytes, checksum: 3fc558aaf7da03629abf6abb769309ed (MD5) Previous issue date: 2016-02-25en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprobabilidadepor
dc.subjectjogospor
dc.subjectensino-aprendizagem de matemáticapor
dc.subjectproposta didáticapor
dc.subjectprobabilityeng
dc.subjectgameseng
dc.subjectmath learningeng
dc.subjectteaching didactic sequenceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUSO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA:UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciane Aparecida Freitas.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.