Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1508
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES
metadata.dc.creator: Leite, Luciano Roque
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Fabiane de
metadata.dc.contributor.referee1: Pasquini, Regina Célia Guapo
metadata.dc.contributor.referee2: Grossi, Luciane
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal finalidade apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de funções no Ensino Médio. Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico buscando trabalhos que mostram que o ensino pode ser alcançado relacionando as diferentes representações de função em diversas metodologias de ensino e ressaltando a forma como é introduzido o conceito de função. Em um primeiro momento, colocou-se as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem das funções e discutiu-se suas diferentes representações destacando a importância que a informática pode ter nesse processo. O conteúdo funções foi escolhido por ser um tema relevante do ensino básico e que os alunos demonstram ter grandes dificuldades. Foi realizada uma síntese da história das funções apresentando sua definição e atividades envolvendo função afim e função quadrática com o uso do software GeoGebra, função inversa e função composta. Foram propostas algumas atividades como a máquina de calcular, identificação de regularidades e gráficos das funções com auxílio do Google, as quais poderão ser utilizadas em sala de aula. Discutiu-se ainda a responsabilidade do professor no ensino das funções, e o uso da informática na na escola.
Abstract: This work has as main purpose to present a pedagogical proposal for teaching of functions in High School. To this end, it was carried out a literature research seeking for works that proved that the proposed objective can be achieved, relating the different representations in various teaching methodologies, emphasizing how the concept is introduced. At first, it was presented the difficulties in the teaching-learning process of functions and discussed their different representations, high lighting the importance of technology information in this process. The content of functions was chosen because it is an important issue of basic education and the students demonstrated great difficulties. Therefore an overview of the history of functions took place, definition, and activities involving linear function and quadratic function using GeoGebra software, inverse function and composite function. It was proposed a number of activities, such as calculating machine, identification of regularities and graphs of functions with Google support which may be used in the classroom. It was discussed about the teacher’s responsibility by teaching this content using computers in school.
Keywords: funções, dificuldades, ensino-aprendizagem, informática.
functions
difficulties
teaching-learning
computer
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: LEITE, Luciano Roque. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1508
Issue Date: 25-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciano Roque Leite.pdf2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.