Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Guardia, Giuliano Gadioli La
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791986D0por
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704836J8por
dc.contributor.referee2Grossi, Luciane
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0por
dc.creatorCarmazio, Eduardo Daniel
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.available2016-09-01
dc.date.available2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.issued2016-06-03
dc.identifier.citationCARMAZIO, Eduardo Daniel. APRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grosssa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1510-
dc.description.abstractThis work is the result of a survey of teachers of Freshwater municipalities and Joaçaba, both of Santa Catarina Midwest, where they collected data on the learning difficulties of students in the first segment of elementary school from mathematics discipline. This research revealed that the operation of subtraction is one of the most difficult content to be taught. Hence, the problem: "As a continuing education course for the early years teachers can help in working with the concept of subtraction?". Thus, based on the conceptual understanding of theories by Liping Ma, it was constructed the course of conceptual learning, and the decomposition and the use of numerical straight main tools for this. The use of motivating factors for the topic discussed reach students and sensitize teachers to use the practical proposals for their classes. The course consists of 12 hours of discussion and 30 hours of practice with students; the application of the topics covered will not be restricted to that period. The emphasis of the course is to provide to students the opportunity of building, in the field of their minds, the necessary conditions to learn subtraction and connect this topic with other important topics of knowledge. The results were analyzed interpretively, of qualitative nature, with applied purpose. In this work we report and comment all the stages of this process.eng
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professoras dos municípios de Água Doce e Joaçaba, ambos do meio oeste catarinense, onde foram coletados dados relativos às dificuldades de aprendizagem dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental na disciplina de matemática. Tal pesquisa revelou a subtração como conteúdo de maior frequência dentre as dificuldades listadas e isso motivou a construção de um curso para professores dos anos iniciais discutindo subtração, aliada à adição. Daí, o problema: “Como um curso de formação continuada para professores dos anos iniciais poderá contribuir no trabalho com o conceito de subtração?”. Assim, com base nas teorias de entendimento conceitual de Liping Ma, construiu-se o curso evidenciando a aprendizagem conceitual, tendo a decomposição e o uso da reta numérica como ferramentas principais para tal. Foi explorado o uso de fatores motivadores para que o tema abordado atingisse os alunos e sensibilizasse as professoras a utilizarem as práticas propostas durante suas aulas. Trata-se de um curso composto por 12 horas de discussão e 30 horas de prática com alunos, cuja aplicação dos temas abordados não será restrita a esse período. A ênfase do curso está em proporcionar aos alunos a oportunidade de construir, no campo de suas mentes, as condições necessárias para o aprendizado da subtração e conectar os conhecimentos que possui a outros que virão. Os resultados foram analisados de forma interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Estão aqui relatadas e comentadas todas as etapas desse processo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Carmazio.pdf: 7001251 bytes, checksum: 4c310eb95a8e95aeed7a06a46e97a59e (MD5) Previous issue date: 2016-06-03en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsubtraçãopor
dc.subjectdecomposiçãopor
dc.subjectreta numéricapor
dc.subjectcursopor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectsubtractioneng
dc.subjectdecompositioneng
dc.subjectnumber lineeng
dc.subjectcourseeng
dc.subjectcontinuing educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAPRENDER E ENSINAR E APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA DISCUTINDO SUBTRAÇÃO PARA OS ANOS INICIAISpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eduardo Carmazio.pdf6.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.