Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1511
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Biehl, Scheila Valechenski
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735859E9por
dc.contributor.referee1Ciappina, Jussara Rodrigues
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327072P5por
dc.contributor.referee2Goulart, Marceli Behm
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707961E7por
dc.creatorMoraes, Jefferson Gomes de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4293948U8por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.available2016-09-01
dc.date.available2017-07-21T20:56:29Z-
dc.date.issued2016-07-06
dc.identifier.citationMORAES, Jefferson Gomes de. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BASEADAS NA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO E NA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1511-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present and research a teaching-learning methodology that leads to the classroom a more favorable environment for the assimilation of mathematical concepts, providing an education with greater potential for encouragement of learner autonomy. Initially we present a historic review ofmathematics education, their prospects for education and his trajectory in Brazil. We approach as central and fundamental point of the constructivist methodology, this is characterized by enhancing and valorizing the knowledge constructions made by the learners themselves, and in this sense, we are engaged in defending it as a feasible alternative to the math education. In order to provide a constructivist environment, we described some investigation scenarios where the teacher goes to address mathematical content in order to stimulate students to think, analyze and investigate.This process of encouragement for the student’s autonomy in building his knowledge was corroborated through a proposal of investigative activity applied in the teaching of proportionality and rule of three, which proved a viable and effective strategy for a more meaningful learning of mathematical concepts.eng
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e pesquisar uma metodologia de ensino e aprendizagem que leva para a sala de aula uma ambiente mais favorável a assimilação de conceitos matemáticos, propiciando um ensino com maior potencial de estímulo a autonomia do estudante. Inicialmente apresentamos um resgate teórico sobre a educação matemática, suas perspectivas de ensino e sua trajetória no Brasil. Abordamos como ponto central e fundamental a metodologia construtivista, caracterizada por valorizar a construção do conhecimento efetuada pelo próprio estudante, e nesse sentido defendemos ser uma alternativa facilitadora para o ensino de matemática. Com o intuito de favorecer um ambiente construtivista descrevemos alguns cenários de investigação, onde o professor passa a abordar conteúdos matemáticos de forma a estimular o aluno a pensar, analisar e investigar.Esse processo de encorajamento para autonomia do estudante na construção de seu conhecimento foi analisado por meio de uma proposta de atividade investigativa aplicada no ensino de proporcionalidade e regra de três, o qual se mostrou uma estratégia viável e efetiva para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jefferson Gomes de Moraes.pdf: 12025632 bytes, checksum: 8edfb208fa4ea0bd57379b0f607d4645 (MD5) Previous issue date: 2016-07-06en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautonomiapor
dc.subjectconstrutivismopor
dc.subjecteducação matemáticapor
dc.subjectensino aprendizagempor
dc.subjectinvestigação matemáticapor
dc.subjectautonomyeng
dc.subjectconstructivismeng
dc.subjectmathematics educationeng
dc.subjectteaching- learning processeng
dc.subjectmathematical investigationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleCONSIDERAÇÕES SOBRE A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BASEADAS NA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO E NA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jefferson Gomes de Moraes.pdf11.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.