Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1511
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BASEADAS NA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO E NA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
metadata.dc.creator: Moraes, Jefferson Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Biehl, Scheila Valechenski
metadata.dc.contributor.referee1: Ciappina, Jussara Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Goulart, Marceli Behm
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e pesquisar uma metodologia de ensino e aprendizagem que leva para a sala de aula uma ambiente mais favorável a assimilação de conceitos matemáticos, propiciando um ensino com maior potencial de estímulo a autonomia do estudante. Inicialmente apresentamos um resgate teórico sobre a educação matemática, suas perspectivas de ensino e sua trajetória no Brasil. Abordamos como ponto central e fundamental a metodologia construtivista, caracterizada por valorizar a construção do conhecimento efetuada pelo próprio estudante, e nesse sentido defendemos ser uma alternativa facilitadora para o ensino de matemática. Com o intuito de favorecer um ambiente construtivista descrevemos alguns cenários de investigação, onde o professor passa a abordar conteúdos matemáticos de forma a estimular o aluno a pensar, analisar e investigar.Esse processo de encorajamento para autonomia do estudante na construção de seu conhecimento foi analisado por meio de uma proposta de atividade investigativa aplicada no ensino de proporcionalidade e regra de três, o qual se mostrou uma estratégia viável e efetiva para uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos.
Abstract: The main objective of this work is to present and research a teaching-learning methodology that leads to the classroom a more favorable environment for the assimilation of mathematical concepts, providing an education with greater potential for encouragement of learner autonomy. Initially we present a historic review ofmathematics education, their prospects for education and his trajectory in Brazil. We approach as central and fundamental point of the constructivist methodology, this is characterized by enhancing and valorizing the knowledge constructions made by the learners themselves, and in this sense, we are engaged in defending it as a feasible alternative to the math education. In order to provide a constructivist environment, we described some investigation scenarios where the teacher goes to address mathematical content in order to stimulate students to think, analyze and investigate.This process of encouragement for the student’s autonomy in building his knowledge was corroborated through a proposal of investigative activity applied in the teaching of proportionality and rule of three, which proved a viable and effective strategy for a more meaningful learning of mathematical concepts.
Keywords: autonomia
construtivismo
educação matemática
ensino aprendizagem
investigação matemática
autonomy
constructivism
mathematics education
teaching- learning process
mathematical investigation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: MORAES, Jefferson Gomes de. CONSIDERAÇÕES SOBRE A MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA BASEADAS NA ORIENTAÇÃO AO PROCESSO E NA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. 2016. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1511
Issue Date: 6-Jul-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jefferson Gomes de Moraes.pdf11.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.