Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1512
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | PROPOSTAS PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA:INTRODUÇÃO À APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES PERIÓDICAS POR POLINÔMIOS TRIGONOMÉTRICOS |
metadata.dc.creator: | Iochucki, Suellen Karina Palhano |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cerniauskas, Wanderley Aparecido |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Biehl, Scheila Valechenski |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho apresenta uma abordagem sobre o conteúdo de Trigonometria utilizando os programas Geogebra e Maxima. Traz um roteiro de como a Trigonometria pode ser trabalhada em sala de aula dividido em etapas. Propõe aplicações da Trigonometria em diferentes áreas do conhecimento e sugere a introdução da aproximação de funções periódicas por polinômios trigonométricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. A sua relevância justificase por possibilitar ao professor olhar o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa ao aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa, a abordagem do conteúdo de trigonometria ocorreu pela história da matemática e com a utilização de softwares. A utilização dos recursos computacionais mostrou-se importante aliada ao saber científico, assim como a utilização de aplicações para a contextualização do tema. |
Abstract: | This work presents an approach to trigonometry content using Geogebra and Maxima programs. It provides a road map of how trigonometry can be worked in the classroom divided into stages . It proposes applications of trigonometry in different areas of knowledge and suggests the introduction of the approach of periodic functions by trigonometric polynomials . It is a qualitative and exploratory research . Its relevance is justified because it allows the teacher to look at the process of teaching and learning significantly to the student. During the development of research, the approach of trigonometry content was the history of mathematics and the use of software. The use of computing resources was an important ally to scientific knowledge, as well as the use of applications for the contextualization. |
Keywords: | ensino de matemática Trigonometria Funções trigonométricas GeoGebra Maxima convergência de polinômios trigonométricos teaching math Trigonnometry Trigonometric functions GeoGebra Maxima convergence of trigonometric polynomials |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Matemática |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Citation: | IOCHUCKI, Suellen Karina Palhano. PROPOSTAS PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA:INTRODUÇÃO À APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES PERIÓDICAS POR POLINÔMIOS TRIGONOMÉTRICOS. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1512 |
Issue Date: | 27-Jun-2016 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
SUELLEN IOCHUCKI.pdf | 6.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.