Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1512
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROPOSTAS PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA:INTRODUÇÃO À APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES PERIÓDICAS POR POLINÔMIOS TRIGONOMÉTRICOS
metadata.dc.creator: Iochucki, Suellen Karina Palhano
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerniauskas, Wanderley Aparecido
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.contributor.referee2: Biehl, Scheila Valechenski
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre o conteúdo de Trigonometria utilizando os programas Geogebra e Maxima. Traz um roteiro de como a Trigonometria pode ser trabalhada em sala de aula dividido em etapas. Propõe aplicações da Trigonometria em diferentes áreas do conhecimento e sugere a introdução da aproximação de funções periódicas por polinômios trigonométricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. A sua relevância justificase por possibilitar ao professor olhar o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa ao aluno. Durante o desenvolvimento da pesquisa, a abordagem do conteúdo de trigonometria ocorreu pela história da matemática e com a utilização de softwares. A utilização dos recursos computacionais mostrou-se importante aliada ao saber científico, assim como a utilização de aplicações para a contextualização do tema.
Abstract: This work presents an approach to trigonometry content using Geogebra and Maxima programs. It provides a road map of how trigonometry can be worked in the classroom divided into stages . It proposes applications of trigonometry in different areas of knowledge and suggests the introduction of the approach of periodic functions by trigonometric polynomials . It is a qualitative and exploratory research . Its relevance is justified because it allows the teacher to look at the process of teaching and learning significantly to the student. During the development of research, the approach of trigonometry content was the history of mathematics and the use of software. The use of computing resources was an important ally to scientific knowledge, as well as the use of applications for the contextualization.
Keywords: ensino de matemática
Trigonometria
Funções trigonométricas
GeoGebra
Maxima
convergência de polinômios trigonométricos
teaching math
Trigonnometry
Trigonometric functions
GeoGebra
Maxima
convergence of trigonometric polynomials
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: IOCHUCKI, Suellen Karina Palhano. PROPOSTAS PARA O ENSINO DA TRIGONOMETRIA:INTRODUÇÃO À APROXIMAÇÃO DE FUNÇÕES PERIÓDICAS POR POLINÔMIOS TRIGONOMÉTRICOS. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1512
Issue Date: 27-Jun-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
SUELLEN IOCHUCKI.pdf6.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.