Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1513
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Adacheski, Jean Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Kist, Airton
metadata.dc.contributor.referee1: Ferraiol, Thiago Fanelli
metadata.dc.contributor.referee2: Kan, Marli Terezinha Van
metadata.dc.description.resumo: A Estatística é aplicada em diversas áreas do conhecimento e em muitos contextos e o seu ensino está presente em todas as etapas da Educação Básica. Apresentamos um breve histórico referente ao desenvolvimento e ensino da Estatística e um histórico do município de Porto União e das escolas estaduais do município. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa traçamos um perfil dos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município, bem como as dificuldades encontradas pelos docentes ao ensinar Estatística nos Anos Iniciais. A análise sobre o Ensino de Estatística nas escolas estaduais do município está fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Proposta Curricular de Matemática do estado de Santa Catarina. São propostas atividades para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que possam ter impacto na prática didática em sala de aula. Ao final desta dissertação apresentamos uma discussão sobre a aplicação de algumas das atividades sugeridas para compreender as possibilidades e as dificuldades encontradas pelos docentes na aplicação das atividades em sala de aula durante a abordagem do assunto.
Abstract: Statistics are applied in various fields of knowledge and in many contexts and their teaching is present in all stages of basic education. Here is a brief history on the development and teaching of statistics and a history of the city of Porto União and state schools in the city. Through a qualitative and quantitative approach to research we drew a profile of teachers of primary education Years Initials of the municipality as well as the difficulties encountered by teachers in teaching Statistics in Early Years. The analysis of the Statistics Teaching in municipal public schools is based on the National Curriculum Standards and Curriculum Proposal of Mathematics of the state of Santa Catarina. They are proposed activities to Statistics teaching in Years Elementary School Initials that may impact on teaching practice in the classroom. At the end of this dissertation is a discussion of the application of some of the activities suggested to understand the possibilities and the difficulties encountered by teachers in the implementation of activities in the classroom during the approach to the subject.
Keywords: Estatística
Ensino de estatística
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
atividades
Statistics
Statistics teaching
Years Elementary School Initials
Activities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)
Citation: ADACHESKI, Jean Rodrigo. A ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1513
Issue Date: 29-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jean Rodrigo Adacheski.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.