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dc.contributor.advisor1Pereira, Marciano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5082255083350460por
dc.contributor.referee1Guardia, Giuliano Gadioli La
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791986D0por
dc.contributor.referee2Santos Junior, Guataçara dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700760T1por
dc.creatorGonçalves, José Sinval Soares
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:30Z-
dc.date.available2017-04-26
dc.date.available2017-07-21T20:56:30Z-
dc.date.issued2017-02-23
dc.identifier.citationGONÇALVES, José Sinval Soares. MÉTODO DE COMPARAÇÕES VISUAIS ENTRE MEDIDAS DE SEGMENTOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1515-
dc.description.abstractIt is well the great difficulty presented by the students with respect to the trigonometry. Base on this fact, we understand that any tool that can help in the teaching of this content will always be welcome. The aim of this work is to present a pedagogical proposal that consists of applying a apparently simple method to call a Method of Visual Comparisons. This method consists of obtaining values generated by ratios between measurements of similar figures or even the value of the PI number without having the necessity of measuring and divide using standardized measurement units. Look at the lengths of the segments that represent the sides of triangles, a rectified circumference and your diameter, among others and compare. This comparison starts to check if the measure of a length is greater than, less than or equal to the measure of another length and a more refined, comparison with the fractionation of one of the segments. The main idea is to try to estimate a value, if the measures are equal, if the smaller measure is worth half or perhaps seventy-five percent (three quarters) of the larger, or if the larger is worth two, three, or who knows once and half the smaller measure, only with the look, without dividing numerical values. We believe it's worth measuring, comparing,drawing in scale and measure the scale designed to estimate, because these activities and procedures help in a better understanding of the results that will be demonstrated latereng
dc.description.resumoSabendo das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à trigonometria, entendemos que toda ferramenta que possa auxiliar no ensino deste conteúdo sempre será bem vinda. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta pedagógica que consiste na utilização de um método aparentemente simples que denominamos Método de Comparações Visuais. Este método consiste em obter valores gerados por razões entre medidas de figuras semelhantes ou mesmo o valor do número PI sem a necessidade de medir e dividir usando unidades padronizadas de medição. Basta observar os comprimentos dos segmentos que representam os lados de triângulos, uma circunferência retificada e seu diâmetro, entre outros e comparar. Esta comparação começa em verificar se a medida de um comprimento é maior, menor ou igual que a medida de outro comprimento e vai até uma comparação mais refinada,com o fracionamento de um dos segmentos. A idéia principal é tentar estimar um valor, se as medidas são iguais, se a medida menor vale metade ou talvez setenta e cinco por cento (três quartos) da maior, ou se a maior vale duas, três, ou quem sabe uma vez e meia a medida menor, apenas com o olhar, sem dividir valores numéricos. Acreditamos ser válida a mensuração, comparação, desenhar em escala e medir na escala desenhada para fazer estimativas, pois estas atividades e procedimentos auxiliam na compreensão dos resultados que serão demonstrados posteriormente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Sinval Soares.pdf: 9600283 bytes, checksum: f7492874195cb7828a5be1c775a62374 (MD5) Previous issue date: 2017-02-23en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectSemelhançapor
dc.subjectPI, Comparações entre medidaspor
dc.subjectTrigonometryeng
dc.subjectSimilarityeng
dc.subjectPIeng
dc.subjectComparisons between measurementseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMÉTODO DE COMPARAÇÕES VISUAIS ENTRE MEDIDAS DE SEGMENTOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

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