Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Grossi, Luciane | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Sani de Carvalho Rutz da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760861Z6 | por |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Marciano | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5082255083350460 | por |
dc.creator | Duda, Rodrigo | |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247543T8 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-21T20:56:32Z | - |
dc.date.available | 2014-03-07 | |
dc.date.available | 2017-07-21T20:56:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-24 | |
dc.identifier.citation | DUDA, Rodrigo. MATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522 | - |
dc.description.abstract | This paper has as its goal to propose a new alternative approach to the progressions and financial math teaching, with the incorporation of technological resources. Financial math is a theme of great relevance, since it is a field of direct application of various mathematical concepts studied throughout school education. One of the concepts that used is the study of geometric and arithmetic progressions. In order to study those, an approach based on recurrence relations is proposed. Due to the relevance of financial math in the student’s school formation, it is analyzed the ways the frequencies in which the theme is addressed in the High School National Exam and in the selection processes of the Ponta Grossa State University. With the goal of stimulating the algebraic manipulation and understanding of the financial math formulas variables, it is proposed the incorporation of the technological resources, in particular, of electronic spreadsheets, in classes about the theme. Through the tool, it is proposed the viability of financial math simulators in the classroom, seeking the diversification of activities. It is also contemplated the development of an app that operates under the Android Platform, seeking portability and sharing of the simulators that can be built in the classroom. | eng |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo propor uma abordagem alternativa para o ensino de progressões e matemática financeira, com a incorporação de recursos tecnológicos. A matemática financeira é um tema de grande relevância, uma vez que é um campo de aplicação direta de vários conceitos matemáticos estudados ao longo da educação escolar. Um dos conceitos utilizados é o estudo de progressões aritméticas e geométricas. Para o estudo destes, propomos a abordagem por meio da resolução de relações de recorrência. Devido à relevância da matemática financeira na formação escolar do aluno, analisamos as diferentes formas e frequência com que a temática é abordada no Exame Nacional do Ensino Médio e nos processos seletivos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com o objetivo de estimular a manipulação algébrica e a compreensão das variáveis das fórmulas de matemática financeira, propomos a incorporação de recursos tecnológicos, em particular, das planilhas eletrônicas, nas aulas sobre o tema. Por meio dessa ferramenta, propomos a viabilização da construção de simuladores de matemática financeira em sala de aula, visando a diversificação das atividades. Contemplamos também a elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis que operam com a plataforma Android, visando a portabilidade e compartilhamento dos simuladores que podem ser construídos em sala de aula. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-21T20:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Duda.pdf: 3245133 bytes, checksum: 15c17194349c83759b9a18c4b36749a0 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24 | en |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) | por |
dc.publisher.initials | UEPG | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | matemática financeira | por |
dc.subject | progressões e relações de recorrência | por |
dc.subject | planilhas eletrônicas | por |
dc.subject | financial math | eng |
dc.subject | progressions and recurrence relations | eng |
dc.subject | electronic spreadsheets | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | MATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Rodrigo Duda.pdf | 3.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.