Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grossi, Luciane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0por
dc.contributor.referee1Silva, Sani de Carvalho Rutz da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760861Z6por
dc.contributor.referee2Pereira, Marciano
dc.contributor.referee2Latteshttp://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=5082255083350460por
dc.creatorDuda, Rodrigo
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247543T8por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:32Z-
dc.date.available2014-03-07
dc.date.available2017-07-21T20:56:32Z-
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationDUDA, Rodrigo. MATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1522-
dc.description.abstractThis paper has as its goal to propose a new alternative approach to the progressions and financial math teaching, with the incorporation of technological resources. Financial math is a theme of great relevance, since it is a field of direct application of various mathematical concepts studied throughout school education. One of the concepts that used is the study of geometric and arithmetic progressions. In order to study those, an approach based on recurrence relations is proposed. Due to the relevance of financial math in the student’s school formation, it is analyzed the ways the frequencies in which the theme is addressed in the High School National Exam and in the selection processes of the Ponta Grossa State University. With the goal of stimulating the algebraic manipulation and understanding of the financial math formulas variables, it is proposed the incorporation of the technological resources, in particular, of electronic spreadsheets, in classes about the theme. Through the tool, it is proposed the viability of financial math simulators in the classroom, seeking the diversification of activities. It is also contemplated the development of an app that operates under the Android Platform, seeking portability and sharing of the simulators that can be built in the classroom.eng
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo propor uma abordagem alternativa para o ensino de progressões e matemática financeira, com a incorporação de recursos tecnológicos. A matemática financeira é um tema de grande relevância, uma vez que é um campo de aplicação direta de vários conceitos matemáticos estudados ao longo da educação escolar. Um dos conceitos utilizados é o estudo de progressões aritméticas e geométricas. Para o estudo destes, propomos a abordagem por meio da resolução de relações de recorrência. Devido à relevância da matemática financeira na formação escolar do aluno, analisamos as diferentes formas e frequência com que a temática é abordada no Exame Nacional do Ensino Médio e nos processos seletivos da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com o objetivo de estimular a manipulação algébrica e a compreensão das variáveis das fórmulas de matemática financeira, propomos a incorporação de recursos tecnológicos, em particular, das planilhas eletrônicas, nas aulas sobre o tema. Por meio dessa ferramenta, propomos a viabilização da construção de simuladores de matemática financeira em sala de aula, visando a diversificação das atividades. Contemplamos também a elaboração de um aplicativo para dispositivos móveis que operam com a plataforma Android, visando a portabilidade e compartilhamento dos simuladores que podem ser construídos em sala de aula.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Duda.pdf: 3245133 bytes, checksum: 15c17194349c83759b9a18c4b36749a0 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemática financeirapor
dc.subjectprogressões e relações de recorrênciapor
dc.subjectplanilhas eletrônicaspor
dc.subjectfinancial matheng
dc.subjectprogressions and recurrence relationseng
dc.subjectelectronic spreadsheetseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMATEMÁTICA FINANCEIRA E PLANILHAS ELETRÔNICAS: UMA ABORDAGEM COM A INCORPORAÇÃO DE RECURSOS COMPUTACIONAISpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigo Duda.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.