Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cardoso, Lorena Ramos Correia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794249Z4por
dc.contributor.referee1Medeira, Cleber de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735160H5por
dc.contributor.referee2Grossi, Luciane
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0por
dc.creatorPietras, Gelson
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742483A2por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:56:32Z-
dc.date.available2014-04-30
dc.date.available2017-07-21T20:56:32Z-
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationPIETRAS, Gelson. UMA ABORDAGEM SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1523-
dc.description.abstractThis work is the result of the Project “Financial Education” presented and developed in PROFMAT (UEPG), having as its corpus dates and experience in classroom collected in Colégio Sesi of Guarapuava between the years 2010 to 2014. Aiming to teach financial mathematics content, according to a requirement in the regular school, this subject was taken to classroom and these topics were used to raise students’ awareness of several subjects, such as: (a) needs to satisfy personal wishes, (b) the choice to save in the present so that the future become more fruitful, (c) rational use of the savings account, (d) dealing with debts and acquisitions, (e) investment models in short and long run, etc. To study these subjects, studies taken place in classroom and in the computer lab to take decisions in buying and selling situations as well as money administration. Besides, we approached studies shopping in cash or in installments, credit card use, strategies to pay off long run debts, the cost of a car maintenance, as well as knowledge about taxes on a worker salary and the taxes percentage for deduction in different incomes, the analyzes of houses rental and mortgage and plans to accumulate capital. The objective of these actions is to generate a change in the way of students to think about forthcoming situations in relation to their entrance in the professional life, when it is necessary to administrate the own money, so that they are prepared to take important decisions on finances.eng
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado do projeto “Educação financeira” apresentado e desenvolvido no PROFMAT (UEPG), tendo como corpus do trabalho dados e experiências de sala de aula colhidos no Colégio Sesi de Guarapuava entre os anos de 2010 e 2013. A fim de ensinar conteúdos de matemática financeira previstos para o ensino médio, o tema educação financeira foi levado à sala de aula e estes conteúdos foram utilizados para a reflexão sobre os mais diversos assuntos, tais como: (a) necessidade da satisfação de desejos pessoais, (b) escolhas de se deixar de consumir no presente para se consumir mais e melhor no futuro, (c) uso mais racional da poupança, (d) negociação de dívidas e compras, (e) modelos de aplicações de curto e longo prazo, etc. Para discutir esses temas, realizamos estudos em sala de aula e no laboratório de informática, e simulamos situações para exercitar a habilidade dos alunos para tomada de decisões em situações de compra, de venda e de administração do dinheiro. Além disso, abordamos assuntos como compras à vista ou a prazo, compras no cartão de crédito, estratégias de quitação de dívidas, custos de manutenção de um carro próprio; bem como conhecimento sobre os impostos que incidem no salário do trabalhador, os valores de dedução para cada faixa de renda; verificação de situações de financiamento de casa própria e ou de locação de imóveis; e planos para a acumulação de capital. Esperamos com essas ações, gerar uma mudança na forma de pensar dos alunos sobre situações pelas quais terão que passar quando ingressarem em suas vidas profissionais e tiverem que administrar seu próprio dinheiro, de modo a estarem preparados para tomar decisões importantes do ponto de vista financeiro.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gelson Pietras.pdf: 1641385 bytes, checksum: c68c61e22b0a9ff5a8eea998f9c6d061 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)por
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemática financeirapor
dc.subjecteducação financeirapor
dc.subjectconsumismopor
dc.subjectfinancial mathematicseng
dc.subjectfinancial educationeng
dc.subjectconsumption.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleUMA ABORDAGEM SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gelson Pietras.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.