Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1754
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise da estabilidade de cor e microdureza de uma resina composta extraclara fotoativada com diferentes fontes de luz
metadata.dc.creator: Souza, Julianna Cristina de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Stella Kossatz
metadata.dc.contributor.referee1: Hoeppner, Marcio Grama
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Osnara Maria Mongruel
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste estudo foi avaliar; através da aceleração de envelhecimento; a estabilidade de cor intrínseca e a microdureza Vickers da resina composta Charisma – (Heraeus-Kulzer) nas cores A2 e SL em relação à fonte de luz utilizada. Foram confeccionados 60 corpos-de-prova com 17mm de diâmetro e 1mm de espessura com auxílio de matrizes metálicas; divididos em 4 grupos: grupo 1- cor A2/ luz halógena ; grupo 2- cor SL/ luz halógena; grupo 3- cor A2/ aparelho à base de LEDs e grupo 4- cor SL/ aparelho à base de LEDs . Os espécimes foram submetidos à imersão em água deionizada a 60°C (30 dias) armazenados ao abrigo da luz. Realizaram-se duas leituras de cor uma inicial; 24 hs após a confecção dos corpos-de-prova; e uma final ao término do período experimental; após 30 dias. Utilizou-se espectrofotometria de reflectância (Espectrofotômetro Cary-Varian 100) com espectro entre 360 e 720 nm; espaço de cor CIE-Lab para a análise da alteraçào de cor. Na seqüência os corpos-de-prova foram submetidos ao teste de microdureza Vickers através do microdurômetro MMT-3 digital HMV-Shimadzu. A variável dependente microdureza foi avaliada pelo teste de Análise de Variância (ANOVA) a dois critérios; tendo como variáveis independentes: fonte de luz (halógena ou LEDs) e cor (A2 ou SL). Quando houve diferença entre os grupos pelo teste de ANOVA; o teste de Tukey foi utilizado para verificar entre quais grupos houve diferença. Para a alteração de cor; os resultados mostraram que não houve diferença estatística significativa entre os grupos estudados. No entanto; para o teste de microdureza houve diferença estatística significante para o grupo 2; apresentando os maiores valores. Concluiu-se que: o aparelho à base de LEDs utilizado neste experimento foi eficiente em proporcionar estabilidade de cor intrínseca da resina composta testada; o aparelho de lâmpada halógena proporcionou os maiores resultados de microdureza Vickers; e a cor SL apresentou melhores estabilidade de cor e microdureza quando comparada a cor A2; mesmo a maior alteração de cor encontrada neste estudo está dentro dos valores aceitáveis clinicamente.
Keywords: resinas compostas
cor
dureza
composite resins
color
hardness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Clinica Integrada, Dentística Restauradora e Periodontia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: SOUZA, Julianna Cristina de. Análise da estabilidade de cor e microdureza de uma resina composta extraclara fotoativada com diferentes fontes de luz. 2006. 123 f. Dissertação (Mestrado em Clinica Integrada, Dentística Restauradora e Periodontia) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1754
Issue Date: 20-Feb-2006
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Julianna Cristiana de Souza.pdf901.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.