Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2141
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ARDUINO NA PROGRAMAÇÃO DE EXPÊRIENCIAS EM TERMODINÂMICA E EM FÍSICA MODERNA
metadata.dc.creator: Novacoski, Marilene Probst
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Luiz Américo Alves
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Gelson Biscaia de
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães Junior, Carlos Alberto de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo principal desta dissertação foi propor e realizar experimentos utilizando a Placa Integrada Arduino. A placa foi utilizada em experimentos de Termodinâmica, para medidas de temperatura ambiente, nas discussões sobre sensação térmica e processos de propagação de calor. Na abordagem de temas de Física Moderna, foi construído um cubo metálico, similar ao Cubo de Leslie comercial e outro modificado. As medidas de temperatura em tempo real nas faces do Cubo, foram obtidas utilizando a Placa Integrada Arduino, sensores de temperatura NTC e o sistema de aquisição de dados (PLX DAQ). Como resultados das atividades desenvolvidas nesta dissertação, podemos citar: produção de um Cubo de Leslie similar ao tradicional, produção de um cubo modificado, onde, as faces internas apresentam cores diferentes uma em relação à outra, produção de um guia de introdução ao Arduino e um roteiro de experiências relacionadas à Termodinâmica e Física Moderna. Concluímos que a Placa Integrada Arduino é uma ferramenta importante e adequada para a inserção de diferentes tecnologias no ensino médio.
Abstract: The main purpose of this work was to propose and implement experiments using the Arduino Integrated Plate. The plate was used in Thermodynamics experiments to room temperature measures, in discussions about thermal sensation and heat propagation processes. In the approach of Modern Physics topics, a metal cube was built, similar to the commercial Leslie Cube and other modified. The temperature measurements in real time on the faces of the cube were obtained using the Arduino Integrated plate, NTC temperature sensors and data acquisition system (DAQ PLX). As a result of this work we include: production of a Leslie Cube similar to the traditional, production of a modified cube, where the inner faces have different colors in relation to each other, producing an introductory guide to Arduino and a guide of experiences related to Thermodynamics and Modern Physics. We conclude that the Integrated Arduino board is an important and appropriate tool for the integration of different technologies in high school.
Keywords: Ensino de Física
Ensino Médio
temperatura
propagação de calor
Cubo de Leslie
Physics teaching
high school
temperature
heat spread
Leslie Cube
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citation: NOVACOSKI, Marilene Probst. O ARDUINO NA PROGRAMAÇÃO DE EXPÊRIENCIAS EM TERMODINÂMICA E EM FÍSICA MODERNA. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2141
Issue Date: 22-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marilene Probst Novacoski.pdf10.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.