Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Flemming Neto, Julio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721811D3por
dc.contributor.advisor-co1Castro, Antonio Sérgio Magalhães de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784257T5por
dc.contributor.referee1Cruz, Gerson Kniphoff da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728211J9por
dc.contributor.referee2Domiciano, Sandra Mara
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707314J6por
dc.creatorAnselmo, Gustavo Trierveiler
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472187E9por
dc.date.accessioned2017-07-24T19:45:52Z-
dc.date.available2017-05-02
dc.date.available2017-07-24T19:45:52Z-
dc.date.issued2016-09-09
dc.identifier.citationANSELMO, Gustavo Trierveiler. SIMULADOR DIDÁTICO DA ACOMODAÇÃO DO OLHO HUMANO. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básica) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2147-
dc.description.abstractThe Simulator Didactics of Accommodation of the Human Eye is a set of activities that have as objective facilitate the teaching-learning process on optics and, especially, on the process of human accommodation. The educational product explores concepts of geometrical optics (light rays and refraction) in the paraxial approximation and its applications to spherical lenses. Didactic simulator was built with a flexible lens, produced with a latex-made male condom filled with water. Its spherical shape, with a diameter of approximately , was compared with the theoretical model of the “ball lens”. We have experimentally determined its focal length ( and compared it with the corresponding theoretical value, obtaining a accuracy. The flexibility feature of this lens gives the possibility to simulate the accommodation process of the eye in two different situations: for diverging and parallel light beams, corresponding to objects near and far from the observer, respectively. These concepts were addressed in the educational spirit of the meaningful learning of David Ausubel. It has been proposed 4 lesson plans from the previous organizers (taught in 8 lessons), 1 lesson plan for application of the didactic simulator (3 lessons) and 2 meetings for application and discussion of the questionnaires (2 lessons), summing up 13 classes. We have used several resources: lectures, computer simulators, construction of one darkroom, dissection of the bull's-eye and a experimental apparatus produced by students. Adding to other support materials, these instruments facilitated the learning of content offered and the better understanding of the students. This is proven by the results obtained in 42 questionnaires applied. Of these, 24 were before and 18 after the application of the project. There has been an increase of ~200% in the number of hits in the second stage. The proposal has been applied in a class of 39 students, where we had a meaningful learning of over of the class. One should stress also the impact on students, who were more willing to learn, requiring better quality lessons, both in content and evaluation of them.eng
dc.description.resumoEsta dissertação descreve um conjunto de atividades realizadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a óptica e, principalmente, da acomodação do cristalino humano. O produto educacional gerado, chamado de Simulador Didático da Acomodação do Cristalino do Olho Humano, explora conceitos de óptica geométrica (raio de luz e refração) dentro da aproximação paraxial e suas aplicações em lentes esféricas. Para isso foi construído um aparato com uma lente flexível, produzida com preservativo masculino feito de látex preenchido com água. O seu formato esférico, com diâmetro de aproximadamente , foi comparado com o modelo teórico das “ball lens”. Determinamos experimentalmente sua distância focal ( que, comparado com seu valor teórico, tem uma acurácia de . Por ser flexível, foi possível simular o processo de acomodação do cristalino em dois casos: para feixes de luz divergentes e paralelos, simulando situações com objetos próximos e distantes do observador, respectivamente. Estes conceitos foram abordados conforme a concepção educacional da aprendizagem significativa de David Ausubel. Foram propostos quatro planos de aulas de organizadores prévios (ministrado em oito aulas), um plano de aula de aplicação do simulador didático (três aulas) e dois momentos para aplicação e discussão dos questionários (duas aulas), totalizando 13 aulas. Utilizou-se variados recursos: aulas expositivas, simuladores computacionais, construção de câmara escura, dissecação do olho de boi e aparatos experimentais produzidos pelos alunos. Aliados a materiais de apoio, esses instrumentos facilitaram a aprendizagem dos conteúdos ministrados e o melhor entendimento dos alunos. Isso é comprovado pelos resultados obtidos em 42 questionários aplicados. Destes, 24 foram antes e 18 depois da aplicação do projeto. Houve um aumento de ~200% no número de acertos na segunda etapa. A proposta foi aplicada em uma turma de 39 alunos, onde obtivemos uma aprendizagem significativa de mais da classe. A ressaltar, também o impacto nos alunos, que se mostraram mais dispostos a aprenderem, exigindo aulas de melhor qualidade, tanto na exposição do conteúdo como na avaliação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-24T19:45:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo Trierveiler Anselmo.pdf: 9979848 bytes, checksum: 860bb544a69cc5a636999f5a0f91c142 (MD5) Previous issue date: 2016-09-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnsino de Física; Formação de Professores de Física; Física na Educação Básicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Física, Olho Humano, lente flexível, acomodação do cristalino, “Ball Lens”por
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectHuman Eyeeng
dc.subjectflexible lenseng
dc.subjectaccommodation of the lenseng
dc.subject“Ball Lens”.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleSIMULADOR DIDÁTICO DA ACOMODAÇÃO DO OLHO HUMANOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gustavo Trierveiler Anselmo.pdf9.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.