Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894H9pt_BR
dc.contributor.referee1Luccas, Simone-
dc.contributor.referee2Cartaxo, Simone Regina Manosso-
dc.contributor.referee3Grossi, Luciane-
dc.creatorVolkman, Elizabete-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456148E2pt_BR
dc.date.accessioned2017-09-06T19:43:11Z-
dc.date.available2017-09-06-
dc.date.available2017-09-06T19:43:11Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationVolkman, E. Licenciatura em matemática e a preparação para a docência: o que dizem os licenciandos. 2017, 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2355-
dc.description.abstractTeaching and professional development are processes that occur throughout the life of the teacher. The initial training in undergraduate courses forms the basis of a formal and systematized process of teaching and the teaching profession, and is an important period of (re) construction and consolidation of practices and conceptions around being a teacher.In this way, the present research has as object of study the conceptions of the math graduates on teaching and on their preparation for teaching. The main objective of this study was to analyze the conceptions of the undergraduate students in Mathematics about teaching and their preparation for teaching.We seek to discuss the concepts and principles of teacher education, teaching and the contributions of studies on teacher knowledge for initial training. In order to base analyzes on power relations and hierarchies between disciplines within the university field, we rely on Pierre Bourdieu's concepts of habitus, field and cultural capital.The research is part of the qualitative approach and the data were collected through questionnaires (N = 39) and semi-structured interviews (N = 8) with graduates of the fourth year of the degree course in Mathematics belonging to two state public universities of Paraná. As a methodological procedure we also performed the documentary analysis of the Pedagogical Project of the Mathematics Course of the researched universities. For data organization and analysis we adopted Content Analysis (BARDIN, 2011) and Cluster Analysis. Our results point out that the professional choice by the Mathematics graduates involve subjective questions such as affinity for the area, willingness to be a teacher and teaching as a second option and that the training process experienced in the degree affects this process of professional choice. The licensees investigated also emphasized the lack of specific contents for the teaching in the Degree in Mathematics.pt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem da docência e o desenvolvimento profissional são processos que ocorrem durante toda a vida do professor. A formação inicial em cursos de licenciatura constitui a base de um processo formal e sistematizado de aprendizagem do ensinar e da profissão docente, sendo ainda um período importante de (re) construção e consolidação de práticas e concepções em torno do ser professor. Desse modo, a presente pesquisa tem como objeto de estudo as concepções discentes sobre a docência e sobre a preparação para a docência na licenciatura. O estudo teve como objetivo principal analisar as concepções dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática sobre a docência e sobre a sua preparação para a docência. Procuramos discutir os conceitos e princípios da formação de professores, da docência e as contribuições dos estudos sobre os saberes docentes para a formação inicial. Para fundamentar as análises sobre as relações de poder e as hierarquias entre as disciplinas dentro do campo universitário nos apoiamos nos conceitos de habitus, campo e capital cultural de Pierre Bourdieu. A pesquisa se insere na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários (N=39) e entrevistas semiestruturadas (N=8) com licenciandos do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática pertencentes a duas universidades públicas estaduais do Paraná. Como procedimento metodológico realizamos também a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Matemática das universidades investigadas. Para organização e análise dos dados adotamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e Análise de clusters. Nossos resultados apontam que a escolha profissional pelos licenciandos em Matemática envolvem questões subjetivas como afinidade pela área, vontade de ser professor e a docência como segunda opção e que o processo formativo vivenciado na licenciatura influencia nesse processo de escolha profissional. Os licenciandos investigados também enfatizaram a falta de conteúdos voltados para a docência na Licenciatura em Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2017-09-06T19:43:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elizabete Volkman.pdf: 2846836 bytes, checksum: a01f096b6f7b6b8734a1c781bbdb4f7c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T19:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elizabete Volkman.pdf: 2846836 bytes, checksum: a01f096b6f7b6b8734a1c781bbdb4f7c (MD5) Previous issue date: 2017-07-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectPreparação para a docênciapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectPreparation for teachingpt_BR
dc.subjectTeacher knowledgept_BR
dc.subjectDegree in Mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLicenciatura em matemática e a preparação para a docência: o que dizem os licenciandospt_BR
dc.title.alternativeDegree in mathematics and preparation for teaching: what the graduates say. 2017pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elizabete Volkman.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons