Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2377
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A EXPANSÃO DAS ESCOLAS RURAIS NO DISTRITO DE ITAIACOCA, NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA – PR (1930-1960)
metadata.dc.creator: Rodrigues, Ronir de Fátima Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Martiniak, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Rita de Cassia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Siumara Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa pretende contribuir com a produção de conhecimento na área da História da Educação Rural Brasileira, como objetivo geral buscou-se analisar o processo de escolarização primária rural e a organização pedagógica das escolas rurais, no distrito de Itaiacoca, município de Ponta Grossa, PR, no período de 1930 a 1960. Especificamente definiram-se: contextualizar o processo de escolarização brasileira da população rural, a partir das legislações brasileiras vigente no período delimitado para a pesquisa; investigar a institucionalização das instituições escolares rurais no Paraná, evidenciando os determinantes econômicos, políticos, sociais e históricos que influenciaram a instrução pública do estado; reconstruir o processo de expansão das escolas públicas rurais e organização pedagógica no distrito de Itaiacoca, no município de Ponta Grossa, PR. Desta forma, elegeu-se como objeto de pesquisa as escolas rurais do distrito de Itaiacoca-PR, com ênfase no ensino público primário rural, a partir da perspectiva crítica as acepções de análise Estado, trabalho e educação permearam a pesquisa. A metodologia consiste na pesquisa bibliográfica documental, por meio da identificação de fontes primárias e secundárias disponíveis e catalogadas durante o período anunciado. Os resultados alcançados têm como meta responder à questão norteadora de como ocorreu a escolarização primária rural e a organização pedagógica das escolas rurais, no distrito de Itaiacoca, município de Ponta Grossa - PR, no período de 1930 a 1960? O referido trabalho está organizado em três capítulos, os quais remetem o contexto do geral para o particular, vinculados ao seu contexto histórico, econômico, político, social e consequentemente na organização educacional da referida época. O trabalho integra os estudos do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR: HISTEDBR/UEPG, vinculando-se à pesquisa sobre História das Instituições Escolares, História Regional da Educação e Estudos Temáticos da linha de pesquisa história e políticas educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Abstract: This research aims at contributing to the production of knowledge in the area of Brazilian Rural Education History. As a general goal it sought to analyze the rural elementary schooling process and the pedagogical organization of rural schools, in the district of Itaiacoca, city of Ponta Grossa – PR from 1930 to 1960. More specifically, the text proposal is: to contextualize the Brazilian rural population schooling process, based on the Brazilian laws in force in the period investigated; to investigate the institutionalization of rural education institutions in Paraná, highlighting the economic, political, social and historical determiners influencing the state public education; to reconstruct the process of expansion of rural public schools and the pedagogical organization in the district of Itaiacoca, in the city of Ponta Grossa – PR. Therefore, the research focus was the rural elementary public education in rural schools in the district of Itaiacoca – PR. From the critical perspective the meanings of analysis State, work and education permeated the research. The methodology was based on the documental bibliographic research, through the identification of primary and secondary sources available and indexed during the period under investigation. The results achieved aimed at answering the main question: How did rural elementary schooling and pedagogical organization of rural schools occur in the district of Itaiacoca, city of Ponta Grossa - PR from 1930 to 1960? This work is divided into three chapters, which start from the general context to the specific one, linked to its historical, economic, political and social context and, consequently, in the educational organization of that time. The work is part of the studies of the Group of Studies and Research “History, Society and Education” in Campos Gerais – PR: HISTEDBR/UEPG, linked to the Education Institution History research and Theme Studies in the research line History and Educational Policies of the Education Post-Graduation of the State University of Ponta Grossa.
Keywords: Escolas rurais
Instituições escolares rurais
História da Educação Rural
HISTEDBR
Rural schools
Rural education institutions
Rural education history
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: RODRIGUES, Ronir de Fátima Gonçalves. A expansão das escolas rurais no Distrito de Itaiacoca, no município de Ponta Grossa – PR (1930-1960). 2017, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2377
Issue Date: 2-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ronir Rodrigues.pdfdissertação completa em pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons