Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Van Kan, Marli Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745765Z9pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Rômel da Rosa da-
dc.contributor.referee2Pereira, Marciano-
dc.creatorSilva, Evandro Ortiz da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-24T11:17:47Z-
dc.date.available2017-11-24-
dc.date.available2017-11-24T11:17:47Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.citationSILVA, Evandro Ortiz da. Problemas no ensino de geometria: uma proposta e análise da geometria como disciplina no ensino fundamental aliada ao ensino de desenho geométrico. 2017 , 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2401-
dc.description.abstractThe teaching of geometry over time has undergone some modifications. This process triggered problems and in some moments the abandonment of the teaching of geometry and the distancing of the elements of the geometric design in the school curriculum. This situation were aggravated by the accumulation of functions that has been deposited in the school and the teachers in that period as the public policies adopted by the influence of society with an expansion of the public school. The present work aimed to investigate in a bibliographically way problems which to arise from a process that interferes or causes difficulties in the learning of geometry. Through of the applied questionnaire and the analysis of their results it was verified that, the students of the public elementary schools accumulate difficulties in assimilating the sequence of geometry contents, compromising their performance in later studies. Conscious of these difficulties and that any changes in the education system requires the appreciation of the professionals involved, a research was applied with teachers of the NRE of Guarapuava (PR). The intent was to strengthen the proposal‗s implementation of the geometry‘s discipline insertion, tied to concepts and tools of the geometric design in the curricular matrix of the public schools of the State of Paraná, more precisely in the 9th grade. The proposal was studied as the initial point to solving detected problems. As results of the research, it was obtained the agreement of the majority of teachers in the analysis of this proposal as well suggestions for its improvement and in addition a profile of the professionals of the current teaching and the students' learning in relation to the geometry discipline.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de geometria ao longo do tempo passou por algumas modificações. Esse processo desencadeou problemas, e em alguns momentos no abandono do ensino de geometria e no distanciamento dos elementos do desenho geométrico do currículo escolar sendo esse quadro agravado pelo acúmulo de funções que foram depositados na escola e nos professores nesse período e nas políticas públicas adotadas pela influência da sociedade com a expansão da escola pública. O presente trabalho buscou investigar bibliograficamente problemas que interferem ou causam dificuldades na aprendizagem de geometria. Através de questionário aplicado e da análise de seus resultados, verificou-se que muitos alunos do ensino fundamental de uma escola pública acumulam dificuldades em assimilar a sequência de conteúdos de geometria, podendo comprometer seu desempenho em estudos posteriores. Certos dessas dificuldades e tendo consciência de que qualquer mudança no sistema de ensino necessita da apreciação dos profissionais envolvidos, desenvolveu-se uma pesquisa com professores do NRE de Guarapuava – PR para fortalecer a justificativa de implementação da proposta de inserção da disciplina de geometria atrelada aos conceitos e ferramentas do desenho geométrico na matriz curricular das escolas públicas do Estado do Paraná, mais precisamente no 9º ano. Proposta essa, pensada como ponto inicial para solução dos problemas apontados. Como resultados obtiveram-se, além da concordância da maioria dos docentes na análise dessa proposta e de sugestões para seu aprimoramento, um perfil dos profissionais, do ensino atual e da aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos de geometria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2017-11-24T11:17:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Evandro Ortiz.pdf: 1290785 bytes, checksum: 1668d7553c45d4aa08073023d1cbf0b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-24T11:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Evandro Ortiz.pdf: 1290785 bytes, checksum: 1668d7553c45d4aa08073023d1cbf0b2 (MD5) Previous issue date: 2017-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenho geométricoxpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatriz curricularpt_BR
dc.subjectGeometric designpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePROBLEMAS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA E ANÁLISE DA GEOMETRIA COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL ALIADA AO ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evandro Ortiz.pdfdissertação completa em pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons