Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bernardes, Luiz Antônio Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786951E4pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jeremias Borges da-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Facin, Paulo Cesar-
dc.creatorClabonde, Luiz Alberto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268323P6pt_BR
dc.date.accessioned2017-12-18T15:18:08Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2017-12-18T15:18:08Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.citationCLABONDE, Luiz Alberto. Um estudo sobre o pensamento binário e suas influências nas concepções sobre a natureza das ciências. 2016,124 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Física). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417-
dc.description.abstractThis work, taking on the assumption of binary logic in high school students, applied a didactic and pedagogical notebook to a class of these students in order to minimize the effects of this concept in teaching and learning the discipline of Physics. The difficulty presented by the students during the research revealed how the current educational learning processes influence, by underlying way, the training and the stimulation of a scientific conception based on right / wrong vision. Thus, it becames apparent the need for such materials possess an approach that includes a more emphatic and clearly epistemological aspects and current scientific paradigms and discusses its influence on conceptions of the nature of science that students have.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como pressuposto a identificação da lógica binária em estudantes do Ensino Médio e a aplicação de um caderno didático-pedagógico com a finalidade de minimizar os efeitos dessa concepção no ensino aprendizagem da disciplina de Física. A dificuldade apresentada pelos estudantes durante a realização da pesquisa revelou como os processos didáticos pedagógicos atuais influenciam de maneira subjacente a formação e a estimulação de uma concepção de Ciência baseada em certo/errado. Deste modo, tornou-se evidente a necessidade desses materiais possuírem uma abordagem que inclua de uma forma mais enfática e clara os aspectos epistemológicos e os paradigmas científicos atuais, discutindo suas influências nas concepções sobre a natureza das Ciências que os alunos possuem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2017-12-18T15:18:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luiz Alberto Clabonde.pdf: 6217057 bytes, checksum: fc814f43c6eca01fc92173e4d5fb4b96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T15:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luiz Alberto Clabonde.pdf: 6217057 bytes, checksum: fc814f43c6eca01fc92173e4d5fb4b96 (MD5) Previous issue date: 2016-10-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectConcepções sobre a Natureza das Ciênciaspt_BR
dc.subjectEpistemologia e Paradigmapt_BR
dc.subjectTeaching of Physicspt_BR
dc.subjectConceptions of Nature of Sciencept_BR
dc.subjectEpistemology and Paradigmspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO BINÁRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS CIÊNCIASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Alberto Clabonde.pdfdissertação completa em pdf6.07 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons