Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bernardes, Luiz Antônio Bastos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786951E4 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Jeremias Borges da | - |
dc.contributor.referee1 | Miquelin, Awdry Feisser | - |
dc.contributor.referee2 | Facin, Paulo Cesar | - |
dc.creator | Clabonde, Luiz Alberto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268323P6 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T15:18:08Z | - |
dc.date.available | 2017-12-18 | - |
dc.date.available | 2017-12-18T15:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-06 | - |
dc.identifier.citation | CLABONDE, Luiz Alberto. Um estudo sobre o pensamento binário e suas influências nas concepções sobre a natureza das ciências. 2016,124 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Física). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2417 | - |
dc.description.abstract | This work, taking on the assumption of binary logic in high school students, applied a didactic and pedagogical notebook to a class of these students in order to minimize the effects of this concept in teaching and learning the discipline of Physics. The difficulty presented by the students during the research revealed how the current educational learning processes influence, by underlying way, the training and the stimulation of a scientific conception based on right / wrong vision. Thus, it becames apparent the need for such materials possess an approach that includes a more emphatic and clearly epistemological aspects and current scientific paradigms and discusses its influence on conceptions of the nature of science that students have. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como pressuposto a identificação da lógica binária em estudantes do Ensino Médio e a aplicação de um caderno didático-pedagógico com a finalidade de minimizar os efeitos dessa concepção no ensino aprendizagem da disciplina de Física. A dificuldade apresentada pelos estudantes durante a realização da pesquisa revelou como os processos didáticos pedagógicos atuais influenciam de maneira subjacente a formação e a estimulação de uma concepção de Ciência baseada em certo/errado. Deste modo, tornou-se evidente a necessidade desses materiais possuírem uma abordagem que inclua de uma forma mais enfática e clara os aspectos epistemológicos e os paradigmas científicos atuais, discutindo suas influências nas concepções sobre a natureza das Ciências que os alunos possuem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2017-12-18T15:18:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luiz Alberto Clabonde.pdf: 6217057 bytes, checksum: fc814f43c6eca01fc92173e4d5fb4b96 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-18T15:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Luiz Alberto Clabonde.pdf: 6217057 bytes, checksum: fc814f43c6eca01fc92173e4d5fb4b96 (MD5) Previous issue date: 2016-10-06 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Física | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Concepções sobre a Natureza das Ciências | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia e Paradigma | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Physics | pt_BR |
dc.subject | Conceptions of Nature of Science | pt_BR |
dc.subject | Epistemology and Paradigms | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO BINÁRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiz Alberto Clabonde.pdf | dissertação completa em pdf | 6.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License