Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2435
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kist, Airton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760076Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Mario Umberto-
dc.contributor.referee2Biehl, Scheila Valechenski-
dc.creatorZen, Priscila Dombrovski-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138091A4pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-21T11:47:30Z-
dc.date.available2018-02-22-
dc.date.available2018-02-21T11:47:30Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationZEN, Priscila Dombrovski. A importância da estatistíca no ensino médio. 2017, 114f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2435-
dc.description.abstractThe main objective of the present research was the analysis of documents, textbooks and ENEM questions in order to verify how they point out the ways to work the content of Statistics within Mathematics in High School. The research will be qualitative, exploratory and based on the principles of action research. Based on these principles, it was decided to review the literature regarding the teaching of Statistics, where it was observed the potential that it presents before the teaching of Mathematics in Basic Education. The legislations investigated point out that each one in their field of interest has the need for complete training, providing students with devices capable of making them full citizens in the physical, cognitive and social-emotional aspects. The next point analyzed was in relation to how the content of the subject in focus, is presented to the students through the textbooks. For this, a survey of the collections used by the colleges was carried out and the most used set of works was verified in the great majority of the institutions. Also, according to the analysis carried out, the same is what contemplates the assumptions contained in the targeted legislation, following the meaning proposed by the authors contained in the literature. After the considerations raised, the ENEM questions were observed, in order to verify the number of them in the use of Statistics when presented in the tests. Also, what were the appropriate content addressed. As a final product of this document, a didactic material to support the teacher was prepared, containing two teaching proposals that are anchored with the support of Microsoft Office Excel Software. These were contextualized on basic contents of Statistics directed to High School.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo principal a análise de documentos, livros didáticos e questões do ENEM a fim de verificar como os mesmos apontam os caminhos para trabalhar o conteúdo de Estatística dentro da disciplina de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa será qualitativa, de cunho exploratório e se apoiará nos princípios da pesquisa-ação. Sustentando-se em tais princípios, optou-se pela revisão da literatura referente ao ensino de Estatística onde observou-se o potencial que a mesma apresenta perante o ensino da Matemática na Educação Básica. As legislações investigadas apontam que, cada uma no seu campo de interesse, tem a necessidade da formação completa, disponibilizando aos alunos artifícios capazes de torná-los cidadãos plenos nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. O próximo ponto analisado foi em relação a como, o conteúdo da disciplina em foco, é apresentado aos estudantes através dos livros didáticos. Para isso foi realizado um levantamento das coleções utilizadas pelos colégios e verificou-se o conjunto de obras mais utilizado na grande maioria das instituições. Também, segundo a análise realizada, o mesmo é o que contempla os pressupostos contidos na legislação direcionada, seguindo o sentido do proposto pelos autores contidos na literatura. Após as considerações levantadas, foram observadas as questões do ENEM, a fim de verificação referente à quantidade destas no uso da Estatística quando apresentada nas provas. Ainda, quais foram os devidos conteúdos abordados. Como produto final deste documento, foi elaborado um material didático de apoio ao professor, contendo duas propostas de ensino, que se ancoram com o suporte do Software Microsoft Office Excel. As mesmas foram contextualizadas sobre conteúdos básicos de Estatística voltados ao Ensino Médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-02-21T11:47:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Priscila Dombrovski Zen.pdf: 2682427 bytes, checksum: c366809efcc999813365ec269162f392 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T11:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Priscila Dombrovski Zen.pdf: 2682427 bytes, checksum: c366809efcc999813365ec269162f392 (MD5) Previous issue date: 2017-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject. Estatística.pt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subject. Mathematicspt_BR
dc.subject. Statisticpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA importância da estatística no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Dombrovski Zen.pdfdissertação completa em pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons