Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Karvat, Erivan Cassiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700133D7pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Valeria Floriano-
dc.contributor.referee2Varella, Patricia Camera-
dc.creatorKernicki, João Luís da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4525637P2pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-28T19:57:01Z-
dc.date.available2018-01-28-
dc.date.available2018-02-28T19:57:01Z-
dc.date.issued2017-11-17-
dc.identifier.citationKERNICKI, J. L. da S. Melancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trier. 2017, 107f. Disssertação (Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2443-
dc.description.abstractThis work carried out within the field of historiography, in its multidisciplinary approach, which borrows concepts from psychoanalysis, philosophy and cinema, aims to address the relations between history and cinema, questioning if there is a filmic writing of history and in what dimension this study may contribute to historiography when one thinks of a film not only as a source of visual data exploitable by the historian, but also situates the film as a transforming agent of history, loaded with a visual representation of the sensitive, and a discourse that can whether attributed to a cultural industry or, more precisely, to a problem-maker. Investigating Lars Von Trier's filmography, using the method of film analysis, we will explore the peculiarities of contemporary sensitivities and the socio-historical conditioning they suffer, and how they are represented in their work. We will deal with the question of the polysemy of the term madness - whether that which passes through the riddle of moralizing discourse, or that framed by the terms of psychoanalysis - and the different representations it acquired over time until it became an object of medicine. We will point out the specificity of Lars Von Trier's cinema in relation to the mainstream, his attempt to purify the cinema with the Dogma 95movement and, as part of an artistic movement, this is highlighted, both by the themes addressed and by the author's own controversial personality. Finally, we will investigate the contemporary feeling, situated in what Bauman called Liquid Modernity, and how this feeling can be understood in the works of Lars Von Trier, guided by the knowledge of a tragic time.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realizado dentro do campo da historiografia, em sua abordagem multidisciplinar, que toma de empréstimo conceitos da psicanálise, filosofia e cinema, tem por objetivo abordar as relações entre história e cinema, questionando se há uma escrita fílmica da história e em que dimensão esse estudo pode contribuir para a historiografia quando se pensa em um filme não somente como uma fonte de dados visuais exploráveis pelo historiador, mas também situando o filme como um agente transformador da história, carregado de uma representação visual do sensível, e de um discurso que pode tanto ser atribuído à uma indústria cultural ou mais precisamente, a um cineasta problematizador. Investigando a filmografia de Lars Von Trier, usando o método da análise fílmica, exploraremos as peculiaridades das sensibilidades contemporâneas e o condicionamento sócio-histórico que estas sofrem, e como são representadas em sua obra. Trabalharemos com a questão da polissemia do termo loucura – seja aquela que passa pelo crivo do discurso moralizante, seja aquela enquadrada pelos termos da psicanálise - e com as diferentes representações que adquiriu ao longo do tempo até que se tornasse um objeto da medicina. Pontuaremos qual a especificidade do cinema de Lars Von Trier em relação ao mainstream, sua tentativa de purificação do cinema com o movimento Dogma 95 e como dentro de um movimento artístico este ganha destaque, seja pelos temas abordados, seja pela própria personalidade polêmica do autor. Por fim, investigaremos o sentir contemporâneo, situado naquilo que Bauman chamou de Modernidade Líquida, e como este sentir pode ser compreendido nas obras de Lars Von Trier, orientadas pelo conhecimento de um tempo trágico. .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-02-28T19:57:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Luís da Silva Kernicki.pdf: 878145 bytes, checksum: a88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-28T19:57:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) João Luís da Silva Kernicki.pdf: 878145 bytes, checksum: a88dbbc5e35f66137c165fa7da7e2b96 (MD5) Previous issue date: 2017-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectSensibilidadespt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMadnesspt_BR
dc.subjectTragedypt_BR
dc.subjectSensitivitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMelancolia e anticristo: sensibilidades contemporâneas e representação da loucura no cinema de Lars Von Trierpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Luís da Silva Kernicki.pdf857.56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons