Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2444
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Grossi, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiane de-
dc.creatorAssad, Alessandra-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4400134E7pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-01T13:43:37Z-
dc.date.available2018-03-01-
dc.date.available2018-03-01T13:43:37Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.citationASSAD, A. Usando o geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hiele. 2017, 159f. Dissertação (Mestrado em Profissional em Matemática), Universidade Estadual de Ponta, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2444-
dc.description.abstractThe present dissertation had the purpose to investigate the levels of geometric thinking of students of public school in the city of Paranagua/PR, having as theoretical foundation the Theory of Van Hiele. Thus, in order to achieve the proposed objective, it was used the Educational Technologies, through activities developed with Geogebra software. The research participants were students of three classes of the first year of the High School of a public school of the city of Paranaguá. They performed 13 (thirteen) activities corresponding to 15 (fifteen) skills indicated in the theoretical framework used, divided into three levels: level 0 (visualization), level 1 (analysis), level 2 (informal deduction). The methodology used for this research was exploratory and applied. By analyzing the data collected in the resolution of activities, it can be concluded that the majority of the students reached level 0 and a lower percentage of the students managed to reach level 1. In relation to level 2, it can be verified that it was the most difficult level to achieve in the three classes. These results point out the students of the school where the research was carried out do not hold the visual, verbal, logical, design and application skills that correspond to the level of education, according to Van Hiele Theory. In addition to the proposed objective, this research corroborates the works of Pavanelo (1993), Lorenzato (1995), Passos (2000) and Barbosa (2003) among others who talk about the abandonment of geometry in Brazilian schools. The results obtained are worrisome, as this lag causes the lack of understanding of the contents that will be worked on later. Therefore, some actions in the planning of the teaching-learning process of geometry need to be rethought. At the local level, it is intended to present the results of this research to the pedagogical team of the school, as well as teachers in the Mathematics area, so that the planning and strategies are organized in order to improve students' geometric thinking abilities so that they can approach the level that is appropriate to them, according to the theory used.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como finalidade a investigação dos níveis do pensamento geométrico de estudantes de um colégio público da cidade de Paranaguá/PR, tendo como fundamentação teórica a Teoria de Van Hiele. Dessa forma para atingir o objetivo proposto utilizou-se das Tecnologias Educacionais, por meio de atividades desenvolvidas com o software Geogebra. Os participantes da pesquisa eram estudantes de três turmas do primeiro ano do Ensino Médio de um colégio público da cidade de Paranaguá. Estes realizaram 13 (treze) atividades correspondentes as 15 (quinze) habilidades indicadas no referencial teórico utilizado, divididas em três níveis: nível 0 (visualização), nível 1 (análise), nível 2 (dedução informal). A metodologia utilizada para esta pesquisa tratou-se da forma exploratória e aplicada. Pela análise dos dados coletados na resolução das atividades, pode-se concluir que o nível 0 foi atingido pela maior parte dos estudantes, uma menor porcentagem dos estudantes conseguiu atingir o nível 1. Em relação ao nível 2 pode-se verificar que foi o nível com maior dificuldade nas três turmas. Estes resultados apontam que os estudantes do colégio, onde se realizou a pesquisa, não detêm as habilidades visual, verbal, lógica, desenho e aplicação condizentes com o nível de ensino, segundo a Teoria de Van Hiele. Diante da evidente defasagem no conteúdo de Geometria apresentada pelos estudantes, pode-se dizer que além do objetivo proposto, esta pesquisa corrobora com os trabalhos de Pavanelo(1993), Lorenzato (1995), Passos (2000) e Barbosa (2003) entre outros que dissertam a respeito do abandono da geometria nas escolas do Brasil. Os resultados obtidos são preocupantes, pois esta defasagem acarreta a não compreensão dos conteúdos que serão trabalhado posteriormente. Assim, algumas ações no planejamento do processo de ensino-aprendizagem da geometria precisam ser repensadas. No âmbito local, pretende-se apresentar os resultados desta pesquisa à equipe pedagógica da escola, assim como aos professores da área de Matemática para que planejamentos e estratégias sejam organizados a fim de melhorar as habilidades do pensamento geométrico dos estudantes para que possam se aproximar do nível que é condizente a eles, segundo a teoria utilizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-03-01T13:43:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) -Alessandra-Assad.pdf: 8992837 bytes, checksum: 39109f11342ebe17bfb50e8dcd0365a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-01T13:43:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) -Alessandra-Assad.pdf: 8992837 bytes, checksum: 39109f11342ebe17bfb50e8dcd0365a8 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectVan Hiele theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUsando o geogebra para analisar os níveis do pensamento geométrico dos alunos do ensino médio na perspectiva de Van Hielept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
-Alessandra-Assad.pdf8.78 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons