Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451
metadata.dc.type: Tese
Title: Educação, Cinema e Linguagem cinematográfica: Entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formaçao inicial de professores de Artes Visuais
metadata.dc.creator: Suarez, Adriana Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Ana Luiza Ruschel
metadata.dc.contributor.referee1: Rebouças, Moema Lúcia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Schlichta, Consuelo Alcioni Borba Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Morais, Carlos Willians Jaques
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta tese é o desenvolvimento de uma alternativa de leitura fílmica crítica para a formação de professores de Artes Visuais. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: Qual alternativa de leitura fílmica crítica para a formação inicial de professores de Artes Visuais que alia Conteúdo e Forma mediado pelo conhecimento da linguagem cinematográfica e que objetiva a formação humana artística- cultural e social crítica? O Objetivo geral visa construir uma alternativa metodológica de leitura fílmica crítica a partir da leitura cinematográfica superando a fragmentação entre a forma e o conteúdo, contribuindo para a formação de conhecimento na formação inicial de professores de Artes Visuais, objetivando a formação humana, artística- cultural e social crítica. Da formulação do objetivo geral, os objetivos específicos elencados são: Fundamentar Cinema, Educação e Cultura na Perspectiva epistemológica crítica; Proporcionar práticas metodológicas de Leitura Fílmica mediada pela linguagem cinematográfica aliando forma e conteúdo, numa perspectiva crítica e Apresentar uma possível alternativa pedagógica- metodológica crítica para a Leitura Fílmica na formação inicial de professor de Artes Visuais, aliando conteúdo e forma mediado pela linguagem cinematográfica. O referencial teórico é constituído principalmente pelos autores: Adorno (1995, 2010); Adorno e Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell e Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); dentre outros. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa-ação com direcionamento do método histórico dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coletas de dados são questionários, seminários, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do 1º ano/2º ano de 2016/2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG/PR. A análise dos dados se deu mediante a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Foram levantadas 3 (três) categorias norteadoras principais e 13 (treze) subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que com mais autonomia, o professor/espectador atinge a “competência de ver” através da leitura fílmica crítica, a partir dos conhecimentos inferidos sobre Cinema, deixando de lado a leitura espontânea. Os acadêmicos reconhecem a importância do Cinema na Educação, no âmbito mais significativo, por meio de subsídios da alternativa metodológica de leitura fílmica na perspectiva crítica, formativa, democrática e emancipatória, na formação de professores em Artes Visuais.
Abstract: The purpose of this thesis is the development of an alternative of critical filmic reading for the formation of Visual Arts teachers. The question that guides the problem of this study is expressed through the following question: What is the alternative of critical filmic reading for the initial formation of teachers of Visual Arts that combines Content and Form mediated by the knowledge of the cinematographic language and that aims at human-cultural and social criticism? The general objective is to construct a methodological alternative of critical filmic reading from the cinematic reading, overcoming the fragmentation between form and content, contributing to the construction of knowledge in the initial formation of Visual Arts teachers, aiming at human, artistic-cultural and social criticism development. From the formulation of the general objective, the specific objectives listed are: Endorsing Cinema, Education and Culture in the critical epistemological perspective; Providing methodological practices of Filmic Reading mediated by the cinematographic language combining form and content in a critical perspective and Presenting a possible pedagogical- methodological alternative for Filmic Reading in the initial formation of Visual Arts teacher, combining content and form mediated by the cinematographic language. The theoretical reference is composed mainly by the authors: Adorno (1995, 2010); Adorno and Horkheimer (1986, 2014); Almeida (2016); Andrew (2002); Barbosa (1990); Benjamin (1985, 2011, 2012, 2013); Berger (1999); Bernadet (1985); Bordwell and Thompson (2013); Buoro (2003); Contreras (2002); Duarte (2009); Fernão (2012); Freire (1996); Garcia (1999); Martin (2003); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Rüdiger (2004); Xavier (2005); among others. The research methodology is based on a qualitative approach, in the research-action modality with a focus on the dialectical historical method based on the Critical Theory. The instruments of data collection are questionnaires, seminars, filmic sessions, filmic analysis works with the undergraduate students of the 1st / 2nd year of 2016/2017 from the Visual Arts Degree Course at State University of Ponta Grossa UEPG / PR. Data analysis was performed using the Bardin Content Analysis (2009). Three (3) main guiding categories and 13 (thirteen) subcategories of analysis were raised and related with the objectives proposed in the research. The results demonstrate that with more autonomy, the teacher / spectator reaches the "competence to see" through critical filmic reading, from the knowledge inferred about Cinema, leaving aside the spontaneous reading. The undergraduate students recognize the importance of Cinema in Education, in the most significant context, by means of subsidies of the methodological alternative of filmic reading in a critical, formative, democratic and emancipatory perspective, in the formation of teachers in Visual Arts.
Keywords: Cinema
Leitura Fílmica
Formação de Professores de Artes Visuais
Educação
Cinema
Filmic Reading
Visual Arts Teacher Formation
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SUAREZ, Adriana Rodrigues. Educação, cinema e linguagem cinematográfica: entrecruzamentos para uma metodologia de leitura filmica crítica na formação inicial de professores de Artes Visuais. 2018, 262f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2451
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SUAREZ, Adriana Rodrigues.pdftese completa em pdf4.99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons