Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Biehl, Scheila Valechenski-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735859E9pt_BR
dc.contributor.referee1Medeira, Cleber de-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiane de-
dc.creatorPelenz, Elisemare Viapiana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4333592T9pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-25T18:43:42Z-
dc.date.available2018-04-25-
dc.date.available2018-04-25T18:43:42Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationPELENZ, E. V. Matrizes e sistemas lineares nas questões de Matemática do ENEM: análises de competências e habilidades. 2018, 100f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2478-
dc.description.abstractThis research aims to subsidize mathematics educators towards matrices and linear systems, given the competences and abilities established by the Reference Matrix of The National Exam of High School (ENEM). For those purposes, bibliographical studies and documentary analyzes were carried out with the goal of characterizing the study of matrices and linear systems within the school environment attending to compentences and abilities. Next, some questions featured in ENEM from 2009 to 2017 were selected to be resolved by one class taking the 2nd grade and one taking the 3rd year of a rural high school in the municipality of São Miguel do Iguaçu – Paraná. This process was categorized as a study of case, reaching the competence of area 5 from the ENEM’s Reference Matrix, “Modeling and solving problems that involve socioeconomic or scientific variables, using algebraic representations”. From the application of this activity analyzes were made on the different strategies to resolving the kinds of mistakes involved, seeking to offer didactic support to the work of the teacher in the sense of developing in students the skills and abilities required.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo subsidiar os docentes nas atividades de matemática relacionadas aos conteúdos de matrizes e sistemas lineares, tendo em vista as habilidades e competências estabelecidas pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e análises documentais com o intuito de caracterizar o estudo de matrizes e sistemas lineares no âmbito escolar, considerando tais competências e habilidades. Em seguida foram selecionadas algumas questões que compuseram o ENEM no período de 2009 a 2017 para aplicação da atividade com 1 turma da 2a série e 1 turma da 3a série do ensino médio, de uma escola do campo no município de São Miguel do Iguaçu - Paraná. Este processo foi categorizado em um estudo de caso, abrangendo a competência de área 5 da Matriz de Referência do ENEM, “Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico científicas, usando representações algébricas”. A partir da aplicação dessa atividade foram feitas as análises das diferentes estratégias de resolução e os tipos de erros envolvidos, buscando oferecer um suporte didático ao trabalho do docente no sentido de desenvolver nos alunos as competências e habilidades requeridas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-04-25T18:43:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisemare Viapiana Pelenz.pdf: 7586627 bytes, checksum: 03050e24912a47c32e5ba62708cb23b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-25T18:43:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Elisemare Viapiana Pelenz.pdf: 7586627 bytes, checksum: 03050e24912a47c32e5ba62708cb23b2 (MD5) Previous issue date: 2018-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)pt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectSistemas linearespt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidades.pt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.subjectLinear systemspt_BR
dc.subjectCompetencespt_BR
dc.subjectAbilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatrizes e sistemas lineares nas questões de Matemática do ENEM: análises de competências e habilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisemare Viapiana Pelenz.pdf7.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons