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dc.contributor.advisor1Martiniak, Vera Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737200H8pt_BR
dc.contributor.referee1Skalinki Junior, Oriomar-
dc.contributor.referee2Miguel, Maria Elisabeth B.-
dc.creatorOliveira, Loraine Lopes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344123Y7pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-28T19:18:12Z-
dc.date.available2018-08-28-
dc.date.available2018-08-28T19:18:12Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, L. L. Entre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira República. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2607-
dc.description.abstractThis research has a general objective analyze a formative trajectory of the writer Anita Philipovsky, was borned in Ponta Grossa – PR. The study starts from the theoretical assumptions of historical-dialectical materialism, seeking to analyze the object of research in the totality of the political, economic and social relations of the period. The primary sources used were the Diário dos Campos newspaper, the Reports of the Secretaries of Government of Paraná, Laws and Decrees. This work is structured in three chapters that are based on authors such as: Almeida (2006, 2014); Marx (2002, 2007, 2011, 2013); Safiotti (1987, 2013); Saviani (1983, 2000, 2009), besides the academic production that approaches the subject. Through the analysis of the sources, it was possible to verify that Anita Philipovsky can be understood as an exception, among the women of her period, not excluding other women who also marked in that context, as far as contradicted the standards that were expected of a woman: she did not marry; he had no children; poet, circling in a mostly masculine space; her observations reveal the posture of a critical woman. It was identified that some of the factors that contributed to her projection were her social circle, favorable material conditions to fund her formation, her father’s influence by the pleasure of the reading. Anita advocated extending the possibilities of education for women, as far as they should have access to courses other than teaching. She believed that work would be a way for women to be less dependent because the society in their context was, according to her "narrow and oppressive".pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a trajetória formativa da escritora ponta-grossense Anita Philipovsky. O estudo parte dos pressupostos teóricos do materialismo histórico-dialético, buscando analisar o objeto de pesquisa na totalidade das relações políticas, econômicas e sociais da época. As fontes primárias utilizadas foram o jornal Diário dos Campos, os Relatórios dos Secretários de Governo do Paraná, Leis e Decretos. Este trabalho está estruturado em três capítulos que fundamentam-se em autores como: Almeida (2006, 2014); Marx (2002, 2007, 2011, 2013); Safiotti (1987, 2013); Saviani (1983, 2000, 2009), além da produção acadêmica que aborda a temática. Por meio da análise das fontes, foi possível constatar que Anita Philipovsky pode ser compreendida como uma exceção, entre as mulheres de seu tempo, não excluindo outras mulheres que também marcaram nesse contexto, na medida em que contrariou os padrões que esperava-se de uma mulher: não se casou; não teve filhos; poetisa, circulando num espaço marcadamente masculino; suas observações revelam a postura de uma mulher crítica. Identificou-se que alguns dos fatores que contribuíram para sua projeção como escritora, foram seu círculo social, condições materiais favoráveis para custear sua formação, influência do pai pelo gosto da leitura. Anita defendeu o ampliamento das possibilidades de ensino para as mulheres, na medida em que estas, deveriam ter acesso a outros cursos, para além do magistério. Acreditava que o trabalho, seria um meio para que as mulheres fossem menos dependentes, pois a sociedade do seu contexto, segundo ela, era “estreita e opressora”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2018-08-28T19:18:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Loraine Lopes.pdf: 3942120 bytes, checksum: 04488ae892c6529542d5ab8211c5a44f (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnita Philipovskypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectAnita Philipovskypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectFirst Republicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira Repúblicapt_BR
dc.title.alternativeEntre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira Repúblicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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