Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2630
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mello, Paulo Eduardo Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227139P9pt_BR
dc.contributor.referee1Cerri, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Circe Maria Fernandes-
dc.creatorVieira, Nathália Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448706Z3pt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T19:34:41Z-
dc.date.available2018-09-12-
dc.date.available2018-09-12T19:34:41Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.citationVIEIRA, Nathalia Fernandes. A construção de um currículo: a proposta de História da América para a 1ª Série do 2º Grau (1980-1983). 2018, 129f. Dissertação ( Mestrado em História), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2630-
dc.description.abstractThis work investigates contexts, subjects and contents which informed the process of elaboration of the Proposta Curricular de História e Geografia para o 2º Grau at the end of the 1970’s and the beginning of the 1980’s, in the State of São Paulo. This proposal has a singular importance, since it represents the return of the teaching of the History of America to the 2º grau, which chronologically coincides with the period of the Civil-Military Dictatorship in Brazil. Why does the History of America return to the curriculum as a highlighted content? Why does it happen in that moment in History? Who were the responsible historical agents for this formulation? Which are the intents that mobilized these agents to seek this reinsertion? Which ideas did they represent? Which History of America was proposed to the teacher and the school public? What was the impact of this proposal on the didactic production of the time? These are a few questions that this work tries to answer. In order to do that, we used official curricular documents of the State of São Paulo, which include the Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série, 1983, interviews with intellectuals who influenced the field of studies of the History of America or who were part of the elaboration of the curricular proposal, besides textbooks which were produced at the same time and have the same theme. The theoretical and methodological references which support the study are the History of Academic Disciplines, History of the Curriculum and History of Textbooks.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho investiga contextos, sujeitos e conteúdos que informaram o processo de elaboração da Proposta Curricular de História e Geografia para o 2º Grau em fins da década de 1970 e início dos anos 1980, no Estado de São Paulo. Esta proposta possui uma importância singular, pois representou o retorno do ensino de História da América ao denominado 2º Grau do ensino paulista, coincidindo cronologicamente com o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Por que a História da América retorna ao currículo escolar como um conteúdo em destaque? Por que naquele momento histórico? Quem foram os agentes históricos responsáveis por essa formulação? Quais os propósitos que mobilizaram esses agentes a buscarem essa reinserção? Que ideais representavam? Que História da América foi proposta ao professor e ao público escolar? Qual foi o impacto desta proposta na produção didática na época? Essas são algumas das questões que este trabalho busca responder. Para isso, nos utilizamos de documentos curriculares oficiais do Estado de São Paulo, que incluem a Coletânea de Documentos de História da América para o 2º grau – 1ª série, de 1983, entrevistas com intelectuais que influenciaram os estudos de História da América no estado ou que participaram da elaboração curricular, além de livros didáticos produzidos na mesma época e que trazem o mesmo tema. Os referenciais teóricos e metodológicos que dão base à pesquisa incluem a História das Disciplinas Escolares, a História do Currículo e a História do Livro Didático.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-09-12T19:34:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Nathalia Fernandes.pdf: 10653580 bytes, checksum: fcd03f76ca9c4ed89f3abd499096ef3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-12T19:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Nathalia Fernandes.pdf: 10653580 bytes, checksum: fcd03f76ca9c4ed89f3abd499096ef3e (MD5) Previous issue date: 2018-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Américapt_BR
dc.subjectHistória do Currículopt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectHistory of Americapt_BR
dc.subjectHistory of the Curriculumpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO: A PROPOSTA DE HISTÓRIA DA AMÉRICA PARA A 1ª SÉRIE DO 2º GRAU (1980-1983)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nathalia Fernandes.pdf10.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons