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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O DEBATE DE GÊNERO NO ENSINO DE HISTÓRIA: MOÇAS PARA CASAR – REPRESENTAÇÕES FEMININAS NOS PROCESSOS CRIME DE SEDUÇÃO EM PONTA GROSSA (1940-1970)
metadata.dc.creator: Pinto, Solange da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Cançado, Adriana Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Vázquez, Georgiane Garabely Heil
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História tem por objetivo propor uma reflexão sobre o debate de gênero e violência no ensino de História escolar. A proposição foi feita a partir da pesquisa com processos crime, que identifica de que forma as identidades de gênero foram representadas nos processos judiciais relativos ao crime de sedução entre os anos de 1940 a 1970 para refletir sobre a construção de estereótipos de gênero que influenciam as relações entre homens e mulheres ainda nos dias atuais, relações que muitas vezes são marcadas pela violência e permanências da cultura patriarcal. A partir da pesquisa, foi produzido um material didático no formato de livro para o trabalho com adolescentes, no qual se evidencia o processo de construção do conhecimento histórico com o uso de processos criminais como fonte histórica e se discute as representações de gênero expressos nos discursos dos processos criminais. As fontes utilizadas na pesquisa são parte integrante do Acervo Judicial que se encontra sob a guarda do Centro de Documentação e Pesquisa em História, do Departamento de História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Sala da documentação Judiciária. Para a análise dos dados foi empregado o método qualitativo, por meio da análise de conteúdo, ancorada no conceito de gênero (na perspectiva de Joan Scott (1990), Heleieth Safiotti (2001), Guacira Lopes Louro (1995; 2008) entre outras) e na teoria das representações sociais de Serge Moscovici (1978), tendo em vista que o objetivo é analisar as representações sobre o masculino e o feminino nos processos judiciais de crimes sexuais. Compreender a participação feminina na história e diferentes espaços e tempos históricos, analisar suas vivências, trajetórias, as transformações nos padrões de comportamento e na forma de viver a sexualidade são elementos que precisam ser trabalhados nas aulas de história. Conhecer essas trajetórias pode permitir que estudantes identifiquem as mulheres como sujeitos históricos ativos, suas lutas pela igualdade de direitos ao longo da história e como se deu a construção de estereótipos ao longo do tempo sobre um perfil feminino ideal. Isso precisa ser desconstruído, pois cada sujeito é singular e suas particularidades devem ser respeitadas, não sendo possível impor uma identidade única a todas as mulheres.
Abstract: This research developed in the Professional Master in History aims to propose a reflection on the gender debate and violence in school history teaching. The proposition was made from the crime processes research, which identifies how the gender identities were represented in court proceedings relating to the crime of seduction between of 1940 to 1970 to reflect on the construction of gender stereotypes that influence the relationship between men and women still in the present day, relationships that are often marked by violence and permanency of the patriarchal culture. From the research, was produced a teaching material in book format to work with adolescents, which shows the process of knowledge construction history with the use of criminal prosecutions as a historical source and discussing gender representations expressed in speeches by criminal prosecutions. The sources used in the research are an integral part of the Legal Acquis that lies under the guard of the Centre for documentation and research in History, Department of History of the Universidade Estadual de Ponta Grossa - room of Judicial document.For data analysis was employed the qualitative method, through content analysis, anchored in the concept of genre (in the perspective of Joan Scott (1990), Heleieth Safiotti (2001), Guacira Lopes Louro (1995; 2008) and others) and the theory of social representations of Serge Moscovici (1978), considering that the goal is to analyze the representations about the male and female in lawsuits of sexual crimes.To understand women's participation and the different historical spaces and times, studying their experiences, trajectories, and transformations in behavioral patterns and the way of living sexuality are elements that need to be worked out in History classes.Knowing these trajectories may allow students to identify women as active historical subjects, their struggles for equal rights throughout history, and how stereotypes have been built over time on an ideal female profile.This subject needs to be deconstructed, since each subject is unique and its particularities must be respected, and it is not possible to impose a unique identity on all women.
Keywords: Ensino de história
Gênero
Representações Sociais
Crimes de sedução
Violência de gênero
History teaching
Genre
Social Representations
Crimes of seduction
Gender violence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: PINTO, Solange da Silva. O debate de gênero no ensino de História: moças para casar – representações femininas nos processos crimes de sedução em Ponta Grossa (1940-1970). 2018, 190F. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2663
Issue Date: 29-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

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