Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2669
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252326H1pt_BR
dc.contributor.referee1Urban, Ana Claudia-
dc.contributor.referee2Ferreira, Angela Ribeiro-
dc.creatorChevonica Junior, Paulo Reginaldo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327108P6pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-08T10:27:50Z-
dc.date.available2018-11-08-
dc.date.available2018-11-08T10:27:50Z-
dc.date.issued2018-08-03-
dc.identifier.citationCHEVONICA JUNIOR, Paulo Reginaldo.Educação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitiba. 2018, 135f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2669-
dc.description.abstractThis present work aims to analyze the practice of the History Teachers of the Municipal Teaching System of Curitiba who were part of the continuing education courses focusing on the development of the Historical Education assumptions (RÜSEN, 2010; LEE, 2001; BARCA, 2003, SCHMIDT, 2009) and the influence that these courses have on the teachers' practices. For the development of the research, a qualitative research perspective was followed (BOUTIN; GOYETTE; LESSARDHÉRBERT, 2012), based on the development of the four research poles, which are: the epistemological pole, the theoretical pole, the morphological pole, and the technical pole. For this purpose, we have gathered the projects of continuing education provided by the Municipal Department of Education (SME) in partnership with the Laboratory of Research in Education (LAPEDUH) of the Federal University of Paraná between 2010 and 2016, mapping the teachers that have been part of these courses in order to group them so they could be interviewed with the objective of presenting their considerations about the Historical Education practice in the school environment from the learning gathered in the courses. The project is justified by the trajectory already covered by the courses taught and also by the approximation of the theoretical assumptions of Historical Education based on the basic curriculum (CURITIBA, 2016). The research has shown that the course offers a space for dialogue and teacher learning that aggregates the practice and research of teachers. It also pointed out the substantial differences in the conception of classroom teaching regarding the use of sources and narrative productions by students, taking History as the reference science that guides the learning process. Difficulties were also identified, such as difficulties in communication by the students, as well as the lack of understanding of the school community at many times.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisará a prática dos professores de História da Rede Municipal de Ensino de Curitiba que participaram dos cursos de formação continuada com foco no desenvolvimento dos pressupostos da Educação Histórica (RÜSEN, 2010; LEE, 2001; BARCA, 2003, SCHMIDT, 2009) e a influência que estes cursos exerceram sobre a prática dos mesmos. Para o desenvolvimento da pesquisa, seguimos a perspectiva da investigação qualitativa (BOUTIN; GOYETTE; LESSARD-HÉRBERT, 2012), baseada no desenvolvimento dos quatro polos de investigação, quais sejam: o polo epistemológico, o polo teórico, o polo morfológico e o polo teórico. Para tanto, reunimos os projetos dos cursos de formação continuada ministrados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH) da Universidade Federal do Paraná entre os anos de 2010 a 2016, mapeando os professores que tem participado destes cursos e agrupá-los para que fossem entrevistados, com o objetivo de apresentar as suas considerações sobre a prática da Educação Histórica dentro do ambiente escolar a partir dos aprendizados reunidos nos cursos. Justificase o projeto pela trajetória já percorrida com os cursos ministrados e pela aproximação dos pressupostos teóricos da Educação Histórica contidos no próprio currículo básico (CURITIBA, 2016). A pesquisa demonstrou que o curso oferece um espaço de diálogo e aprendizagem docente que agrega à prática e a pesquisa dos professores. Também apontou diferenças substanciais na concepção de ensino em sala de aula no que concerne ao uso das fontes e das produções de narrativas pelos alunos, tomando a História como a ciência de referência que encaminha o processo de aprendizado. Também foram apontadas dificuldades como as dificuldades na comunicação por parte dos alunos, bem como a não compreensão da comunidade escolar em vários momentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-11-08T10:27:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Paulo Reginaldo.pdf: 1707029 bytes, checksum: 08cca19276b5072b16ae927f5e6ff86d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T10:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Paulo Reginaldo.pdf: 1707029 bytes, checksum: 08cca19276b5072b16ae927f5e6ff86d (MD5) Previous issue date: 2018-08-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Históricapt_BR
dc.subjectcursos de formaçãopt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjectHistorical Educationpt_BR
dc.subjectTraining coursespt_BR
dc.subjectteachers training coursespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEducação Histórica na prática dos professores: o processo de ensino e aprendizagem a partir dos cursos de formação continuada na SME de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Reginaldo.pdfdissertação completa em pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons