Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Angela Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753310T9pt_BR
dc.contributor.referee1Szesz, Christiane Marques-
dc.contributor.referee2Costa, Maria Paula-
dc.contributor.referee3Espirito Santo, Janaina de Paula-
dc.creatorJaskiu, Janaína-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4999395T6pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-22T13:32:33Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2018-11-22T13:32:33Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationJASKIU, Janaína. Papéis em revista: ensino de História e as representações de gênero na publicidade da revista O Cruzeiro (1930-1975). 2018, 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2682-
dc.description.abstractThis dissertation text is the search result of master and constitutes an analysis of the use of sources for History teaching in basic education. The goal is to denaturalize the social representations of gender. The sources used were commercials broadcast by the magazine O Cruzeiro between 1930 and 1975, a period of its circulation in Brazil. This time frame allows questioning of ruptures and continuities in social representations and their gender relations arising. There are numerous researches in various fields, which have as their object of analysis this publication. What is diferent in this work by others is the proposal in use the publicity in and/or for History teaching. The research investigated and became learnable the representations of gender found in advertising pieces, leading to a deconstruction of stereotypes. It is a documentary research and the methodological resource used was the analysis of content considering the phases pointed out by Bardin (2011): description, inference and interpretation. The selection of the advertisements and the categorization of the data collected was based on the theory of social representations proposed by Serge Moscovici (2012). Representation shapes behaviors when it becomes unfamiliar into familiar. This allows us to infer about what it was to be a man and to be a woman in that historical context. The pedagogic analysis was carried out in the form of a para didactic material that can be used in the classroom or that collaborates with the teachers of Basic Education in the construction of a school knowledge that contemplates all the subjects and not only those built by an official memory. It was elaborated considering significant moments in the history of women and therefore of men, such as their participation in political life, representations of modernity and sexual revolution. The production sought another proposed approach of the History of Brazil, starting from the gender category.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é resultado da pesquisa de mestrado e se constitui de uma análise do uso de fontes para o ensino de História na Educação Básica. O objetivo é desnaturalizar as representações sociais de gênero. As fontes utilizadas foram anúncios publicitários veiculados pela revista O Cruzeiro, entre os anos de 1930 e 1975, período de sua circulação no Brasil. Esse recorte temporal permite problematizar rupturas e continuidades nas representações sociais e nas relações de gênero delas decorrentes. Existem inúmeras pesquisas, em vários campos, que têm como objeto de análise essa publicação. O que diferencia este trabalho dos demais é a proposta em usar a publicidade no e/ou para o ensino de História. A pesquisa investigou e didatizou as representações de gênero encontradas nas peças publicitárias, levando a uma desconstrução de estereótipos. É uma pesquisa documental e o recurso metodológico utilizado foi a análise de conteúdo considerando as fases apontadas por Bardin (2011): descrição, inferência e interpretação. A seleção dos anúncios e a categorização dos dados levantados foi realizada a partir da teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici (2012). A representação molda comportamentos quando torna o não familiar em familiar. Isso permite inferir sobre o que era ser homem e ser mulher naquele contexto histórico. A didatização das análises foi elaborada sob forma de um material paradidático que possa ser utilizado em sala de aula ou que colabore com os professores da Educação Básica na construção de um saber escolar que contemple todos os sujeitos e não apenas aqueles construídos por uma memória oficial. Foi elaborado considerando momentos significativos da história das mulheres e, por conseguinte, dos homens, tais como a participação na vida política, as representações da modernidade e a revolução sexual. A produção buscou uma outra proposta de abordagem da história do Brasil, partindo da categoria gênero.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-11-22T13:32:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Janaína Jaskiu.pdf: 9401243 bytes, checksum: f8a3f1cbc426d6f2e40005a7b56ea30c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-22T13:32:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Janaína Jaskiu.pdf: 9401243 bytes, checksum: f8a3f1cbc426d6f2e40005a7b56ea30c (MD5) Previous issue date: 2018-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRelações de Gêneropt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectRevista O Cruzeiropt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectGender Relationshipspt_BR
dc.subjectSocial Representationspt_BR
dc.subjectO Cruzeiro Magazinept_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titlePAPÉIS EM REVISTA: ENSINO DE HISTÓRIA E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA PUBLICIDADE DA REVISTA O CRUZEIRO (1930-1975)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janaína Jaskiu.pdfdissertação completa em pdf9.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons