Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cerri, Luis Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.referee2Silva, Lúcia Helena Oliveira-
dc.contributor.referee3Costa, Maria Paula-
dc.creatorBertin, Méris Nelita Fauth-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232446P4pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-27T12:59:48Z-
dc.date.available2018-11-26-
dc.date.available2018-11-27T12:59:48Z-
dc.date.issued2018-09-21-
dc.identifier.citationBERTIN, Méris Nelita Fauth. A educação das relações étnico-raciais através da escuta sobre a história da vida/ Méris Nelita Fauth Bertin. 2018, 122 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2692-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate if and to what extent history lessons based on the experience of the other can contribute for the student to expand his experiences, to recognize the inequalities originated from racial discrimination, to become able to problematize the discriminatory, prejudiced and intolerant discourses, and develop an attitude of rejection towards racial discrimination. The research developed a situation of research-action in the classroom, involving interview about life history, production of narrative and dramatization, with the theme of education of ethnic-racial relations. It should be noted that these activities were based on the experience and knowledge of black people. The questionnaires and practices were applied to seventh year students of a private school in the south of Paraná. Both for history theorist, Jörn Rüsen, and for Education, Jean Piaget, action on the object is indispensable for the construction of historical learning. This learning, as Rüsen points out, is one of the dimensions and manifestations of historical consciousness, which in turn is the process by which sense is attributed to time. For Piaget, the knowledge construction must be coherent with the cognitive, social and emotional development of the student, which can be enhanced by the experience of the interview about life history, narrative production and dramatization. And these active methodologies carry this construction out in a socially complex way, based on social relations, interaction, exchange of knowledge and linkage with life. Therefore, in order to achieve a consistent understanding of the problem, a research-action was developed with the application of questionnaires before and after the socio-educational practices. In the analysis of the data, the results suggest that the students, who had have little (or none) thoughts about racism, after the strategies listed, began to deconstruct it, with a change of attitude. However, in this process it was possible to identify some active, albeit minor, resistances.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar se e em que medida as aulas de história baseadas na experiência do outro podem contribuir para que o aluno expanda suas experiências, reconheça as desigualdades originadas da discriminação racial, seja capaz de problematizar os discursos discriminatórios, preconceituosos e intolerantes, e desenvolva uma atitude de rejeição à discriminação racial. A pesquisa desenvolveu uma situação de pesquisa-ação em sala de aula, envolvendo, entrevista sobre história de vida, produção de narrativa e dramatização, tendo como tema a educação das relações étnico-raciais. Vale ressaltar, que estas atividades foram baseadas na experiência e conhecimento das pessoas negras. Os questionários e as práticas foram aplicados a alunos do sétimo ano de uma escola particular no sul do Paraná. Tanto para o teórico de História, Jörn Rüsen, como para o de Educação, Jean Piaget, a ação sobre o objeto é indispensável para a construção do aprendizado histórico. Este aprendizado, como salienta Rüsen, é uma das dimensões e manifestações da consciência histórica, que por sua vez é o processo pelo qual se atribuem sentidos ao tempo. Já para Piaget, a construção do conhecimento deve ser coerente com o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, o que pode ser potencializado pela experiência da entrevista sobre história de vida, produção de narrativa e dramatização. E essas metodologias ativas o realizam de modo socialmente complexo, a partir de relações sociais, interação, troca de saberes e vinculação com a vida. Diante disso, para se buscar uma compreensão consistente da problemática colocada desenvolveu-se uma pesquisa- ação com a aplicação de questionários antes e depois das práticas socioeducativas. Na análise dos dados, os resultados sugerem que os alunos, os quais pouco (ou sequer) haviam ponderado sobre o racismo, após as estratégias elencadas, começaram a desconstruí-lo, havendo mudança de postura. Contudo, nesse processo foi possível identificar algumas resistências ativas, embora minoritárias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-11-27T12:59:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Meris Nelita.pdf: 2389653 bytes, checksum: b57a75dd997a57a199fc759ea290e8d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-27T12:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Meris Nelita.pdf: 2389653 bytes, checksum: b57a75dd997a57a199fc759ea290e8d2 (MD5) Previous issue date: 2018-09-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da Históriapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectHistorical consciousnesspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA ESCUTA SOBRE A HISTÓRIA DE VIDApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Meris Nelita.pdfdissertação completa em pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons