Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Sebastião Lourenço dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770867Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Maura Oliveira-
dc.contributor.referee2Steyer, Fábio Augusto-
dc.creatorCarneiro, Reinaldo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8409203U6pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-27T17:35:39Z-
dc.date.available2018-11-27-
dc.date.available2018-11-27T17:35:39Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Reinaldo. Discursos em rede: o leitor em seu espaço de subjetivação.2018, 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2694-
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio es reflexionar sobre las acciones del lector en una era en que la interacción resultante de informaciones divulgadas en redes sociales es determinante para la afirmación de valores que se reformulan, generan nuevas convicciones y moldean identidades. En un universo donde el lector está obligado a hacer lecturas paralelas y aún chequear la fuente de la información, se ejercita la capacidad de reproducir discursos en redes, convirtiéndose en el usuario un agente comunicacional. En este proceso, se analizan las estrategias textuales presentes en el material informativo que circula en redes sociales. La investigación se basó en el análisis de los recursos estilísticos presentes en los textos provenientes de dos portales informativos en la editorial de política: el G1 y el Blasting News Brasil, con la finalidad de verificar la forma, el contenido, las llamadas, los enunciados y la repercusión en red social y verificar las posiciones del lector en dichos procesos. El contenido vehiculado por los dos portales presenta distinción, en el primer caso, entre los géneros informativo y opinativo, mientras que en el segundo portal analizado hay una mezcla de sentencias que sutilmente se complementan como secuencia lineal de la información, en una mezcla de opinión con información. Los resultados apuntan a estrategias textuales utilizadas por los productores de información con la finalidad de hacer que el lector reaccione ante el hecho en cuestión. Los recursos empleados por los portales refuerzan el entendimiento del valor que se da a la información para la reconstitución de temas sociales relevantes y que interfieren en las acciones del agente en su principal espacio de subjetivación, que son las redes sociales.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é refletir sobre as ações do leitor numa era em que a interação decorrente de informações divulgadas em redes sociais é determinante para a afirmação de valores que se reformulam, geram novas convicções e moldam identidades. Num universo onde o leitor é obrigado a fazer leituras paralelas e ainda checar a fonte da informação, exercita-se a capacidade de reproduzir discursos em redes, tornando-se o usuário um agente comunicacional. Nesse processo, analisam-se as estratégias textuais presentes no material informativo que circula em redes sociais. A pesquisa teve por base a análise dos recursos estilísticos presentes nos textos oriundos de dois portais informativos na editoria de política: o G1 e o Blasting News Brasil, com a finalidade de verificar a forma, o conteúdo, as chamadas, os enunciados e a repercussão em rede social e verificar as posições do leitor nos referidos processos. O conteúdo veiculado pelos dois portais apresenta distinção, no primeiro caso, entre os gêneros informativo e opinativo, enquanto que no segundo portal analisado há uma mistura de sentenças que sutilmente se completam enquanto sequência linear da informação, numa mistura de opinião com informação. Os resultados apontam para estratégias textuais utilizadas pelos produtores de informação com a finalidade de fazer com que o leitor reaja diante do fato em questão. Os recursos empregados pelos portais reforçam o entendimento do valor que se dá à informação para reconstituição de temas sociais relevantes e que interferem nas ações do agente em seu principal espaço de subjetivação, que são as redes sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2018-11-27T17:35:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Reinaldo Carneiro.pdf: 1611574 bytes, checksum: 37bdadf2e5fed0a23a5eb89fece2626f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-27T17:35:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Reinaldo Carneiro.pdf: 1611574 bytes, checksum: 37bdadf2e5fed0a23a5eb89fece2626f (MD5) Previous issue date: 2018-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação socialpt_BR
dc.subjectSociedade em redept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAnálise de discursopt_BR
dc.subjectLeitura e recepçãopt_BR
dc.subjectComunicación socialpt_BR
dc.subjectSociedad en redpt_BR
dc.subjectRedes socialespt_BR
dc.subjectAnálisis de discursopt_BR
dc.subjectLectura y recepciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDiscursos em rede: O leitor em seu espaço de subjetivaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reinaldo Carneiro.pdfdissertação completa em pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons