Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2726
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894H9pt_BR
dc.contributor.referee1Rolkouski, Emerson-
dc.contributor.referee2Freire, Leila Inês Folmann-
dc.contributor.referee3couto, Ligia Paula-
dc.contributor.referee4Lucas, Lucken Bueno-
dc.creatorBraga, Lucimar Araujo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766767E6pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-07T15:29:48Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-02-07T15:29:48Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationBRAGA, Lucimar Araujo. Relações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras. 2018, 252f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2726-
dc.description.abstractThe main theme of this research is the educational curriculum and the general objective it is to identify the conceptions about curriculum and establish the relations with the conceptions of teaching, to get familiar with how to be a good teacher for students of Letters at a public University in Paraná. Starting from the knowledge and the enforcement of a critical curriculum as the base to understand the society and the history in an on growing process of the bloke. For this, Sacristán (2000) and Goodson (2013, a, b) were used, respective authors that base the critical theory of curriculum. The Letters Course it is directly related to teaching and learning how to be a teacher, this way, this Course need to converge all the beliefs to a critical curriculum that embrace the autonomy of the bloke. (ADORNO, 1985). The research it is qualiquantitativa and the data were collected thru questionnaires and interviews. The data were treated and analyzed with the help of Discursive Textual Analysis and some technique of quantitative research as Graf’s analysis. It was noticed along this path that the epistemological constructions of the students were incorporate with the political, historical and social field, and the themes that were brought to the discussion combine with the data analyzes revealed some conceptions about fundamental education in a mixed theory of critical and traditional curriculum.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como temática o currículo educacional e como objetivo geral identificar as concepções sobre currículo e estabelecer relações desta com as concepções de ensinar, de aprender e de ser um bom professor para licenciandos do curso de Letras em uma universidade pública do interior do Paraná. Parte-se do entendimento e da prática de um currículo crítico como eixo promotor do entendimento de sociedade e de história em processo constante do sujeito. Para isso, utilizou-se Sacristán (2000) e Goodson (2013, a, b), autores respectivos que fundamentam a teoria crítica de currículo. O curso de Letras, por ser de licenciatura, está diretamente relacionado ao ensino e à aprendizagem de futuros professores, assim acredita-se que estes cursos precisam convergir suas crenças para um currículo crítico que abranja a formação educacional humana e autônoma do sujeito (ADORNO, 1985). A pesquisa é de natureza quantiqualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista. Os dados foram tratados e analisados com o auxílio da Análise Textual Discursiva e algumas técnicas de pesquisa quantitativa, como Análise de Grafos. Percebeu-se neste trajeto que as construções epistemológicas dos licenciandos estão associadas ao campo político, histórico e social e que as temáticas trazidas para as discussões e análises dos dados revelaram concepções de currículo e de educação fundamentadas por uma teoria mista de currículo tradicional e crítico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-02-07T15:29:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Lucimar Araujo.pdf: 4539019 bytes, checksum: 717d5aa88f8ad9e51a328113d658397d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-07T15:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Lucimar Araujo.pdf: 4539019 bytes, checksum: 717d5aa88f8ad9e51a328113d658397d (MD5) Previous issue date: 2018-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo educacionalpt_BR
dc.subjectCursos de Letraspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSer professorpt_BR
dc.subjectEducational Curriculumpt_BR
dc.subjectLetters Coursept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBe a teacherpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelações de currículo na formação inicial de professores: uma análise a partir das concepções de licenciandos do Curso de Letras.pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucimar Araujo.pdftese completa em pdf4.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons