Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Petruski, Maura Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Schactae, Andréa Mazurok-
dc.contributor.referee2Mello, Paulo Eduardo Dias de-
dc.creatorKolinski, Marizete Kasiorowski-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8997048H5pt_BR
dc.date.accessioned2019-02-27T12:46:24Z-
dc.date.available2019-02-27-
dc.date.available2019-02-27T12:46:24Z-
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.citationKOLINSKI, Marizete Kasiorowski. Imigração polonesa na colônia Água Branca: usos e potencialidades pedagógicas. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2742-
dc.description.abstractThe present study aims to develop pedagogical possibilities in the teaching of History from the theme "Polish Immigration", which was developed in the agricultural colony Água Branca, located in the municipality of São Mateus do Sul / PR, founded by members of this ethnic group, from the Region of Mazovia. It was sought to develop a methodology based on the insertion of students in the history of their ancestors from their experiences, propitiating the awareness of the historicity of their group. For that, the concepts of memory and identity were guiding, considering the idea that memory is an element that develops the feeling of individual or collective identity, even being a dynamic reference and susceptible of transformations, differences and inconstancias. Thinking about the particularities of this group, the memory of the elders was sought and heard to reveal a hidden history that contributed to the development of the locality. Based on bibliographical and documentary references, it was possible to reach the necessary foundation for the construction of a methodology, which encompasses pedagogical possibilities focused on the teaching of History. It was intended from this pedagogical proposal, as an broach in the teaching of History, contemplating a memory, an identity and a history about the past, giving meaning to the present.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs-se a desenvolver possibilidades pedagógicas no ensino de História a partir da temática “Imigração Polonesa”, o qual desenvolveu-se na colônia agrícola Água Branca, situada no município de São Mateus do Sul/PR, fundada por integrantes desse grupo étnico, vindos da Região da Mazóvia. Buscou-se desenvolver uma metodologia embasada na inserção dos estudantes na história de seus antepassados a partir de suas vivências, propiciando a conscientização da historicidade do seu grupo. Para tanto, os conceitos de memória e identidade foram norteadores, tomando-se a ideia de que a memória é um elemento que desenvolve o sentimento de identidade individual ou coletiva, mesmo sendo uma referência dinâmica e passível de transformações, diferenças e inconstâncias. Pensando nas particularidades desse grupo, a memória dos mais velhos foi buscada e ouvida para revelar uma história oculta que contribuiu para o desenvolvimento da localidade. Apoiada em referências bibliográficas e documental, foi possível alcançar o embasamento necessário para a construção de uma metodologia, que abrangesse possibilidades pedagógicas voltadas ao ensino de História. Pretendeu-se a partir desta proposta pedagógica, demonstrar como a abordagem no ensino de História, contemplando a memória, a identidade e a História Local, contribui para auxiliar o educando a olhar historicamente seu local de vivência e pensar criticamente sobre seu passado, concedendo significado ao presente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-02-27T12:46:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MARIZETE KASIOROWSKI .pdf: 6640150 bytes, checksum: d8e269dac29730609b3470be992a63d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-27T12:46:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MARIZETE KASIOROWSKI .pdf: 6640150 bytes, checksum: d8e269dac29730609b3470be992a63d7 (MD5) Previous issue date: 2018-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectImmigrationpt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleIMIGRAÇÃO POLONESA NA COLÔNIA ÁGUA BRANCA: USOS E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIZETE KASIOROWSKI .pdfdissertação completa em pdf6.48 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons