Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2782
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fantasmas de Foucault : poéticas de indicialidade
metadata.dc.creator: Mello, Eduardo Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Daniel de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pavloski, Evanir
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Ana Luiza
metadata.dc.description.resumo: A partir do final do século XIX, uma racionalidade baseada em saberes intuitivos introduzia, com notável potência, novas possibilidades de percepção. O visível e o enunciável, presentes nos momentos fundadores das ciências humanas, forneciam à figura do perito, um olhar assimétrico, capaz de detectar o invisível na transpiração indicial das coisas e das pessoas. De acordo com a mesma lógica, contemporaneamente a ela, a fotografia policial passava a ser utilizada com o objetivo de catalogar as pessoas, dividi-las em “tipos” e mesmo isolar características fisionômicas que denunciassem o fotografado. Nesse contexto, o intencional perde precedência frente ao involuntário. A psicanálise conecta-se com o inconsciente através dos atos falhos, os detetives buscam em mínimos vestígios a solução de um crime. O índice, enquanto signo vazio, permite o enxerto de significados ao mesmo tempo em que coloca o observador em um contato quase físico com o referente. Os efeitos de poder dessas lógicas são bastante claros e, entretanto, uma poética ligada ao gesto e à intuição, não deixa de produzir uma semiótica ambígua, na qual o signo da aniquilação é também vestígio de uma resistência. Nas últimas três décadas do século XX, artistas como Miguel Rio Branco e Rosângela Rennó utilizaram os aspectos indiciais da fotografia e do arquivo em sua produção. Cada registro marca, paradoxalmente, uma memória e um apagamento. A consignação gerada pela inclusão de uma pessoa no arquivo policial funda uma espécie de apagamento do referente, que neste trabalho será tratado como “infâmia”. A desaparição, entretanto, é permanente em sua intermitência, dando lugar a pequenos “levantes” de arquivo que, tal como a vida dos homens infames a que se referia Foucault, conectam-nos com uma história que se constrói enquanto experiência.
Abstract: Since the end of the 19th century, a rationality based on intuitive knowledge introduced, with remarkable power, new possibilities of perception. The visible and enunciable, present at the founding moments of the human sciences, provided the figure of the expert with an asymmetrical look, able to detect the invisible in the indicial transpiration of things and people. According to the same logic, contemporaneously with it, police photography was to be used for the purpose of cataloging people, dividing them into "types" and even isolate physiognomic features that denounce the photographed. In this context, the intentional loses precedence over the involuntary. Psychoanalysis connects with the unconscious through the Freudian slip and detectives search in minimal vestiges, the solution of a crime. The index, as an empty sign, allows the grafting of meanings at the same time as it places the observer in almost physical contact with the referent. The power effects of these logics are quite clear, and yet a poetic of gesture and intuition, does not fail to produce an ambiguous semiotics, in which the sign of annihilation is also a vestige of resistance. In the last three decades of the twentieth century, artists such as Miguel Rio Branco and Rosângela Rennó used the indexical aspects of photography and the archive in their production. Each record marks, paradoxically, a memory and effacement. The consignment generated by the inclusion of a person in the police file creates a kind of effacement of the referent, which in this work will be treated as "infamy". The disappearance, however, is permanent in its intermittency, giving rise to small archive "uprisings" which, like the life of the infamous men to which Foucault referred, connect us with a history that is constructed as an experience.
Keywords: Dispositivo fotográfico
Signo indicial
Arquivo policial
Infâmia
Levantes
Photographic apparatus
Indicial sign
Police archive
Infamy
Uprisings
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: MELLO, Eduardo Reis de. Fantasmas de Foucault: poéticas de indicialidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2782
Issue Date: 20-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Reis de Mello.pdfdissertação completa em pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons