Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2784
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Marcelo Ariel e a poesia como insurreição do pensamento na névoa-nada
metadata.dc.creator: Mendes, Ramon Guillermo
metadata.dc.contributor.advisor1: Pacheco, Keli Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Silvana
metadata.dc.contributor.referee2: Nodari, Alexandre André
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de mestrado busca tecer leituras analíticas e descritivas acerca de parte da obra poética de Marcelo Ariel. Pretende-se com esse texto compreender de que maneira a poesia pode ser articulada com discussões que tangem temas como: a subjetividade, a sensibilidade e o silêncio. Para o estudo foram selecionadas três obras do autor: Retornaremos das cinzas para sonhar com o silêncio (2014), Com o daimon no contrafluxo (2016) e Jahe ñde ñañombovy’a (2018). Em cada um dos três capítulos que compõe esse estudo serão utilizadas as teorias que dialogam, ao nosso entender, com às demandas apresentadas pela linguagem poética de Marcelo Ariel: a questão do estilo como produção de uma singularidade ontológica acerca do “ser negro” com Achille Mbembe (2018) e Gilles Deleuze (2010), a poesia como duração na qual perpassam forças, intensidades e fluxos que promovem a criação contínua em ressonância ao elán vital que possibilita a percepção sensível da vida em uma polifonia com Henri Bergson (1999) e a linguagem como ascese negativa no poema como a impossibilidade do dizer que anuncia uma morte da/na palavra, e simultaneamente, um nascer vindouro do poético fora da linguagem em uma aproximação com as perspectivas de Georges Bataille (2016) e Maurice Blanchot (2011). Buscamos assim ocupar a possibilidade de teorização da poesia como intervenção potente e insurrecional do pensamento que não se quer apropriar ou expropriar das obras aqui analisadas e sim, perceber nas mesmas, possíveis aberturas e intensidades que elas permitem para se adentrar na névoa-nada dos destroços do presente.
Abstract: The present thesis seeks to provide analytical and descriptive readings on part of Marcelo Ariel’s poetic work. The aim of this text is to understand how poetry can be articulated with discussions that touch on subjects such as subjectivity, sensitivity and silence. For the study were selected three works of the author: We will return from the ashes to dream of silence (2014), With the daimon in the counterflow (2016) and Jahe ñde ñañombovy'a (2018). In each of the three chapters that compose this study will be used theories that dialogue, to our understanding, with the demands presented by Marcelo Ariel’s poetic language: the question of style as the production of an ontological singularity about "being black" with Achille Mbembe (2018) and Gilles Deleuze (2010), poetry as a duration in which forces, intensities and fluxes permeate the lives of the elan vital that enables the sensitive perception of life in a polyphony with Henri Bergson (1999) and language as a negative ascesis in the poem as the impossibility of saying that it announces a death in/of the word, and simultaneously a coming birth of the poetic out of language in an approximation with Georges Bataille (2016) and Maurice Blanchot (2011) perspectives. We thus seek to occupy the possibility of theorizing poetry as a powerful and insurrectional intervention of thought that does not want to appropriate or expropriate from the works analyzed here, but to perceive in them the possible openings and intensities that they allow to enter into the névoa-nada of the wreckage of present.
Keywords: Poesia Brasileira Contemporânea
Consistência ontológica da poesia
Insurgência política do poema
Contemporary Brazilian Poetry
Ontological consistency of poetry
Political insurgency of the poem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: MENDES, Ramon Guillermo. Marcelo Ariel e a poesia como insurreição do pensamento na névoa-nada.2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2784
Issue Date: 7-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramon Guillermo Mendes.pdfdissertação completa em pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons