Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2800
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Convergência da demanda efetiva de automóveis no Brasil
Other Titles: Convergence of the effective demand of automobiles in Brazil
metadata.dc.creator: Freitas Junior, Adirson Maciel de
metadata.dc.contributor.advisor1: Hilgemberg, Cleise Maria de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Stege, Alysson Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Alexandre Florindo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho investigou a convergência da frota de automóveis per capita nas microrregiões brasileiras por meio dos processos de convergência absoluta, condicional e testou a hipótese da existência de clubes de convergência, no período 2004 a 2015. Ademais, considerou-se também a defasagem espacial e de transbordamentos das variáveis explicativas. Tais análises buscaram averiguar a existência de coeficientes 𝛽 e de velocidades de convergência específicos para cada modelo apresentado. Para atingir os objetivos foi necessário averiguar a dinâmica espaço-temporal da demanda efetiva de automóveis per capita, afim de localizar os padrões de associação espacial, para assim realizar a da busca por clusters espaciais significativos entre as microrregiões brasileiras, deste modo, foram utilizadas as ferramentas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), Análise de Cluster e da Econometria Espacial. O Estudo confirmou a hipótese de homogeneização da demanda de automóveis per capita além considerar a existência de clubes de convergência.
Abstract: The present work investigated the convergence of the per capita automobile fleet of the Brazilian microregions, through the processes of absolute convergence, conditional and tested the hypothesis of the existence of convergence clubs, from 2004 to 2015. In addition, we also considered the lag spatial distribution and overflow of explanatory variables. This analysis sought to verify the existence of β coefficients and specific convergence velocities for each model presented. In order to reach the objectives, it was necessary to investigate the space-time dynamics of the effective demand of automobiles per capita, in order to locate the patterns of spatial association, in order to perform the search for significant spatial clusters among the Brazilian microregions. tools of Exploratory Analysis of Spatial Data (ESDA), Cluster Analysis and Spatial Econometrics. The study confirmed the hypothesis of homogenization of the demand for automobiles per capita in addition to considering the existence of convergence clubs.
Keywords: Demanda efetiva de automóveis
Análise de Cluster
Análise exploratória de dados espaciais (AEDE)
Painel espacial
Convergência
Effective demand for cars
Cluster Analysis
Exploratory Spatial data Analysis (ESDA)
Space Pane
Convergence
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Economia
Citation: Freitas Junior, A. Convergência da demanda efetiva de automóveis no Brasil. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2800
Issue Date: 8-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adirson.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons