Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Hilgemberg, Cleise Maria de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753778J9pt_BR
dc.contributor.referee1Stege, Alysson Luiz-
dc.contributor.referee2Alves, Alexandre Florindo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761823P6pt_BR
dc.creatorFreitas Junior, Adirson Maciel de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4826500T7pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T14:45:26Z-
dc.date.available2019-05-08-
dc.date.available2019-05-08T14:45:26Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.identifier.citationFreitas Junior, A. Convergência da demanda efetiva de automóveis no Brasil. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2800-
dc.description.abstractThe present work investigated the convergence of the per capita automobile fleet of the Brazilian microregions, through the processes of absolute convergence, conditional and tested the hypothesis of the existence of convergence clubs, from 2004 to 2015. In addition, we also considered the lag spatial distribution and overflow of explanatory variables. This analysis sought to verify the existence of β coefficients and specific convergence velocities for each model presented. In order to reach the objectives, it was necessary to investigate the space-time dynamics of the effective demand of automobiles per capita, in order to locate the patterns of spatial association, in order to perform the search for significant spatial clusters among the Brazilian microregions. tools of Exploratory Analysis of Spatial Data (ESDA), Cluster Analysis and Spatial Econometrics. The study confirmed the hypothesis of homogenization of the demand for automobiles per capita in addition to considering the existence of convergence clubs.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou a convergência da frota de automóveis per capita nas microrregiões brasileiras por meio dos processos de convergência absoluta, condicional e testou a hipótese da existência de clubes de convergência, no período 2004 a 2015. Ademais, considerou-se também a defasagem espacial e de transbordamentos das variáveis explicativas. Tais análises buscaram averiguar a existência de coeficientes 𝛽 e de velocidades de convergência específicos para cada modelo apresentado. Para atingir os objetivos foi necessário averiguar a dinâmica espaço-temporal da demanda efetiva de automóveis per capita, afim de localizar os padrões de associação espacial, para assim realizar a da busca por clusters espaciais significativos entre as microrregiões brasileiras, deste modo, foram utilizadas as ferramentas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), Análise de Cluster e da Econometria Espacial. O Estudo confirmou a hipótese de homogeneização da demanda de automóveis per capita além considerar a existência de clubes de convergência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eunice Novais (enovais@uepg.br) on 2019-05-08T14:45:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Adirson.pdf: 1503669 bytes, checksum: f84f230850acd1ccc48d48bc59b7e1b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-08T14:45:26Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Adirson.pdf: 1503669 bytes, checksum: f84f230850acd1ccc48d48bc59b7e1b9 (MD5) Previous issue date: 2019-02-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDemanda efetiva de automóveispt_BR
dc.subjectAnálise de Clusterpt_BR
dc.subjectAnálise exploratória de dados espaciais (AEDE)pt_BR
dc.subjectPainel espacialpt_BR
dc.subjectConvergênciapt_BR
dc.subjectEffective demand for carspt_BR
dc.subjectCluster Analysispt_BR
dc.subjectExploratory Spatial data Analysis (ESDA)pt_BR
dc.subjectSpace Panept_BR
dc.subjectConvergencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleConvergência da demanda efetiva de automóveis no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeConvergence of the effective demand of automobiles in Brazilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UEPGpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UEPGpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UEPGpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UEPGpt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1UEPGpt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adirson.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons