Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2811
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pereira, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894H9pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Grossi, Luciane-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794610E0pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Leila Inês Follmann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133417J5pt_BR
dc.contributor.referee2Luccas, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774760J4pt_BR
dc.creatorLemes, André Guilherme Buss-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8284183J7pt_BR
dc.date.accessioned2019-05-16T19:24:10Z-
dc.date.available2019-05-16-
dc.date.available2019-05-16T19:24:10Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationLEMES, André Guilherme Buss. Análise do letramento matemático e da concepção de avaliação de licenciandos em Matemática: implicações das avaliações em larga escala na formação inicial docente. 2019. 180f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2811-
dc.description.abstractThinking about the aspects that comprise the training of teachers and the fundamental knowledge for teaching, this research focuses on the implications of large-scale evaluations in the process of initial training of teachers of Mathematics. The major objective is to reveal how the perceptions that the licenciandos have about evaluation and Mathematics imply in the processes and in the abilities underlying the mathematical literacy. The research is of a qualitative nature and the subjects of the research are ninety and two graduates of the degree course in Mathematics of the State University of Ponta Grossa - Paraná. The data were collected through two instruments: questionnaire and mathematical questions instrument of the PISA 2012 assessment exam. For organization and analysis of the data we used Discursive Textual Analysis, Cluster Analysis, Graph Analysis and an analysis instrument constructed from of concepts identified from the PISA report itself, which considers the relation of mathematical processes and the underlying mathematical skills underlying mathematical literacy. Based on the references that base the present research, our results reveal that there is a gap between the proposed curriculum and the actual curriculum, the result of perceptions based on a reproductive cycle, anchored in pedagogical formalism. It should be noted that the licenciandos recognize the relevance of mathematical knowledge to an emancipatory practice, but when put into practice, they point to a simplistic "mathematical doing" based on the mere use of algorithms, which allows us to infer a formation of teachers based on two categories: '' being a teacher focused on the transmission of content '' and '' being a teacher is being an educator ''. Our results also reveal that the licenciandos associate their mathematical literacy mainly with the "role of intersubjectivity in the teaching and learning process" related to the ways of seeing and conceiving teaching and "deficiencies" in initial teacher training.pt_BR
dc.description.resumoPensando nos aspectos que abrangem a formação de professores e nos conhecimentos fundamentais para o exercício da docência, a presente pesquisa tem como foco as implicações das avaliações em larga escala no processo de formação inicial de professores de Matemática. O objetivo maior é desvelar como as percepções que os licenciandos possuem sobre avaliação e Matemática implicam nos processos e nas habilidades subjacentes ao letramento matemático. A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos da pesquisa são noventa e dois licenciandos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: questionário e instrumento de questões matemáticas do exame de avaliação do PISA 2012. Para organização e análise dos dados utilizamos Análise Textual Discursiva, Análise de Clusters, Análise de Grafos e um instrumento de análise construído a partir de conceitos identificados do próprio relatório do PISA que considera a relação dos processos matemáticos e das habilidades matemáticas fundamentais subjacentes ao letramento matemático. Com base nos referenciais que fundamentam a presente pesquisa nossos resultados desvelam que há uma lacuna entre o currículo proposto e o currículo efetivado, fruto de percepções fundamentadas em um ciclo reprodutivo, ancoradas no formalismo pedagógico. Nota-se que os licenciandos reconhecem a relevância do conhecimento matemático para uma prática emancipatória, contudo quando postos em prática, apontam um ‘‘fazer matemático’’ simplista baseado no mero emprego de algoritmos, que nos permite inferir uma formação de professores pautadas em duas categorias: ‘‘o ser professor com foco na transmissão do conteúdo’’ e ‘‘ser professor é ser educador’’. Nossos resultados revelam ainda que os licenciandos associam o seu letramento matemático principalmente ao ‘‘papel da intersubjetividade no processo de ensino e aprendizagem” relacionada aos modos de ver e conceber o ensino e as “deficiências” na formação inicial docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-05-16T19:24:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Andre Guilherme Buss Lemes.pdf: 2127683 bytes, checksum: ac338596ca5ecd39d26e2fd8f0397428 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T19:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Andre Guilherme Buss Lemes.pdf: 2127683 bytes, checksum: ac338596ca5ecd39d26e2fd8f0397428 (MD5) Previous issue date: 2019-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subjectMathematical literacypt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectLarge scale assessmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise do letramento matemático e da concepção de avaliação de licenciandos em matemática: implicações das avaliações em larga escala na formação inicial docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andre Guilherme Buss Lemes.pdfdissertação completa em pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons