Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2852
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705075D9 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wanderbroocke, Ana Claudia Nunes de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751298J9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pavarini, Sofia Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786738A7 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Scortegagna, Paola Andressa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745890T7 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, Maria Isabel Moura | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2 | pt_BR |
dc.creator | Quadros, Sheila Fabiana de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778264A0 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T13:58:05Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24 | - |
dc.date.available | 2019-06-26T13:58:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-04 | - |
dc.identifier.citation | QUADROS, Sheila Fabiana de. Instituições de longa permanência: o acolhimento e a educação permanente de idosos2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa,2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2852 | - |
dc.description.abstract | Contemporary society has been presenting several changes regarding the different aspects that structure it, spanning the social, political, economic and educational spheres, among others. In this sense, the present thesis aimed to discuss the interferences of the educational process regarding the reception of the elderly in Long Stay Institutions, having the educational bias as the guiding thread of all research. In relation to the methodology and its course, bibliographical research and literature review were used as essential components for the historical constitution of the object to be studied, using the theoretical and methodological conception based on Historical and Dialectical Materialism, starting from a qualitative approach. As instruments for data collection, direct observation and interactive groups were used with the subjects (elderly) surveyed in the host institutions, as well as the application of questionnaires to the professionals who work in the technical teams of these institutions. As a delimitation of the research, we selected three institutions located in municipalities in the southeast region of the State of Paraná. The Marxist perspective (Marx, Engels, Cury, Netto) has as theoretical reference, bringing the dialectic throughout the theoretical discussion and analysis of the collected data. The research discusses the elderly in contemporary society along with the concepts of old age and aging, seeking to contextualize historically the object of study, which is the institutionalized elderly. Thus, it is verified that the thesis is confirmed from its main objective, since education interferes in the process of institutionalization of the elderly, being a determining factor in this conjuncture, which is related not only to educational, but also political and economic issues , allowing to relate the contradiction and totality categories. | pt_BR |
dc.description.resumo | A sociedade contemporânea vem apresentando várias mudanças no que tange aos diferentes aspectos que a estruturam, perpassando as esferas sociais, políticas, econômicas, educacionais, dentre outras. Nesse sentido, o presente trabalho de tese teve como objetivo geral discutir as interferências do processo educacional quanto ao acolhimento de idosos em Instituições de Longa Permanência, tendo o viés educacional como fio condutor de toda a pesquisa. Em relação à metodologia e seu percurso, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e revisão de literatura como componentes essenciais para constituição histórica do objeto a ser estudado, valendo-se da concepção teórica e metodológica pautada no Materialismo Histórico e Dialético, partindo de uma abordagem qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizados a observação direta e grupos interativos junto aos sujeitos (idosos) pesquisados nas instituições de acolhimento, além da aplicação de questionários aos profissionais que atuam nas equipes técnicas das referidas instituições. Como delimitação da pesquisa, foram selecionadas três instituições localizadas em municípios da região sudeste do Estado do Paraná. Têm-se como referencial teórico a perspectiva marxista (Marx, Engels, Cury, Netto), trazendo a dialética em toda a discussão teórica e análise dos dados coletados. A pesquisa discute sobre o idoso na sociedade contemporânea junto aos conceitos de velhice e envelhecimento, buscando ater-se a contextualizar historicamente o objeto de estudo, que é o idoso institucionalizado. Assim, constata-se que a tese é confirmada a partir de seu objetivo principal, pois a educação interfere no processo de institucionalização de idosos, sendo fator determinante nessa conjuntura, a qual inclusive é relacionada não apenas a questões educacionais, mas também políticas e econômicas, permitindo relacionar as categorias contradição e totalidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-06-26T13:58:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Sheila Fabiana de Quadros.pdf: 4430829 bytes, checksum: feff34bf903a916333f7e8a1c9f57d1b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-26T13:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Sheila Fabiana de Quadros.pdf: 4430829 bytes, checksum: feff34bf903a916333f7e8a1c9f57d1b (MD5) Previous issue date: 2019-04-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Institucionalização | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Elderly | pt_BR |
dc.subject | Institutionalization | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Process | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Instituições de longa permanência: o acolhimento e a educação permanente de idosos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca1 | Universidade Tuiuti do Paraná | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca2 | Universidade Federal de São Carlos | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca3 | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca4 | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sheila Fabiana de Quadros.pdf | tese completa em pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License