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metadata.dc.type: Tese
Title: Conhecimento e poder na organização e desenvolvimento do estágio curricular supervisionado das licenciaturas
Other Titles: Relationships of knowledge and power in the organization and development of the Supervised Curricular Internship of the licentiate degree courses
Conocimiento y poder en la organización y desarrollo de la Pasantía Curricular Supervisada de las licenciaturas
metadata.dc.creator: Camargo, Joseli Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandt, Celia Finck
metadata.dc.contributor.referee1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee2: Madrid, Sílvia Christina
metadata.dc.contributor.referee3: Bassoi, Tânia Stella
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa traz à reflexão o Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas (ECS) no contexto social universitário, mais especificamente na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A motivação para a pesquisa advém de uma reivindicação que consistia na realocação departamental do ECS das licenciaturas, o que marcou um período conturbado na instituição que se estendeu de 2010 a 2016. Neste contexto três aspectos são abordados no decorrer do estudo: o legal, o pedagógico e o das relações sociais no campo universitário UEPG. A partir da premissa de que prevaleceram as relações de poder no processo da realocação departamental do ECS das licenciaturas na UEPG, em detrimento dos vieses legal e pedagógico. A questão central da pesquisa é: Qual a concepção epistemológica estabelecida na UEPG em relação ao Estágio Curricular Supervisionado das licenciaturas que conduziu as discussões sobre estes estágios na instituição no período compreendido de 2010 a 2016? O objetivo geral do estudo consiste em: Elucidar a concepção epistemológica de Estágio Curricular Supervisionado da licenciatura implementada na UEPG, a partir da realocação dos professores orientadores de estágios para os denominados departamentos de referência. O aporte teórico aborda a dissidência no modo de fazer ciência entre as áreas das ciências naturais e humanas, bem como a tensão gerada entre as disciplinas ditas específicas e pedagógicas a partir das ideias de Japiassú (1981), Bourdieu (2001) e outros autores. O ECS das licenciaturas é reconhecido como campo de conhecimento detentor de um estatuto epistemológico indissociável da prática sob a ótica dos autores: Zeichner (1993); Gatti et al (2008), Gatti (2014); Pimenta e Lima (2001, 2004, 2008, 2012) entre outros. A metodologia empregada na presente pesquisa ousa caminhar pelo Método do Estruturalismo Genético (BOURDIEU, 1960). Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram 31 (trinta e um) professores vinculados às licenciaturas presenciais, no exercício das seguintes funções: Coordenação Geral de Estágio; Coordenação de Área de Estágio; Coordenação de Curso de licenciatura e Chefia de Departamento. As informações trabalhadas na presente pesquisa foram obtidas por meio da análise documental, entrevistas semi-estruturadas e o exercício da objetivação participante. Para o tratamento dos dados obtidos pelas entrevistas foi aplicada a metodologia de análise de dados qualitativos, desenvolvida por meio de ferramentas informacionais que procuram traduzir o posicionamento teórico e epistemológico pautados na transparência da voz dos entrevistados (SILVA et al., 2017), respaldada na Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1979). Os resultados da pesquisa indicaram que a interferência das relações de poder do campo universitário em situações inerentes ao subcampo das licenciaturas contribuiu para o enfraquecimento do ECS enquanto detentor de um estatuto epistemológico, indissociável da prática.
Abstract: The present research brings a reflection about the Supervised Curricular Internship (SCI) of licentiate degrees in the university social context, more specifically at Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). The reasoning for the research comes from a claim that consisted in a departmental reallocation process for SCI of licentiate degrees, which marked a troubled period in the institution extending from 2010 to 2016. In this context, three aspects during the course of this study were addressed: the legal, the pedagogical and the social relations inserted at the universitary field of UEPG. Based on the premise that power relations prevailed in the process of departmental reallocation of SCI at UEPG in detriment to legal and pedagogical biases, the central question made by the research is: What is the epistemological conception established by UEPG regarding SCI of licentiate course degrees that led the discussions about these internships in the institution from 2010 to 2016? The general objective of the study is to elucidate the epistemological conception of SCI at UEPG, starting from the reallocation of internship professors to the so-called reference departments. The theoretical framework addresses dissidence regarding the way of doing science between natural and human sciences and also the tension generated between the so-called specific and pedagogical disciplines from the ideas of Japiassú (1981), Bourdieu (2001) and other authors. The SCI of licentiate degrees is recognized as a field of knowledge possessing an indissociable epistemological status from practice according to: Zeichner (1993); Gatti et al. (2008), Gatti (2014); Pimenta and Lima (2001, 2004, 2008, 2012) among others. The methodology used in the present research dares to follow the Method of Genetic Structuralism (BOURDIEU, 1960). The subjects involved in the research were 31 (thirty-one) professors linked to in-person licentiate degrees, exercising the following functions: General Coordination of Internship; Training Area Coordination; Licentiate Degree Course Coordination and Department Head. The obtaining of information processed in the present research was via documental analysis, semi-structured interviews and the exercise of participant objectification. For the treatment of the data originated from interviews, it was applied a qualitative data analysis methodology, conducted through informational tools that seek to translate the theoretical and epistemological positioning based on the transparency of the interviewees' voice (SILVA et al., 2017), supported by the Analysis of Content from the perspective of Bardin (1979). Results indicated that the interference on power relations of the university field in situations inherent to the subfield of licentiate degrees contributed to the weakening of the SCI as a holder of an epistemological status, indissociable from practice.
La presente investigación trae a la reflexión la Pasantía Curricular Supervisado de las licenciaturas (PCS) en el contexto social universitario, más específicamente en la Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). La motivación para la investigación proviene de una reivindicación que consistía en la reubicación departamental del PCS de las licenciaturas, lo que marcó un período conturbado en la institución que se extendió de 2010 a 2016. En este contexto se abordan tres aspectos en el curso del estudio: el legal, pedagógico y el de las relaciones sociales en el campo universitario UEPG. A partir de la premisa de que prevalecieron las relaciones de poder en el proceso de la reubicación departamental del PCS de las licenciaturas en la UEPG, en detrimento de los sesgos legales y pedagógicos. La cuestión central de la investigación es: ¿Cuál es la concepción epistemológica establecida en la UEPG en relación a la Pasantía Curricular Supervisada de las licenciaturas que condujo las discusiones sobre estas pasantías en la institución en el período comprendido entre 2010 y 2016? El objetivo general del estudio consiste en: Elucidar la concepción epistemológica de Pasantía Curricular Supervisada de la licenciatura implementada en la UEPG, a partir de la reubicación de los profesores orientadores de pasantías para los denominados departamentos de referencia. El aporte teórico aborda la disidencia en el modo de hacer ciencia entre las áreas de las ciencias naturales y humanas, así como la tensión generada entre las disciplinas llamadas específicas y pedagógicas a partir de las ideas de Japiassú (1981); Bourdieu (2001) y otros autores. El PCS de las licenciaturas es reconocido como campo de conocimiento poseedor de un estatuto epistemológico indisociable de la práctica bajo la óptica, de los autores: Zeichner (1993); Gatti et al. (2008), Gatti (2014); Pimenta y Lima (2001; 2004; 2008; 2012) entre otros. La metodología empleada en la presente investigación se atreve a caminar por el método del estructuralismo genético (BOURDIEU, 1960). Los sujetos involucrados en la investigación fueron 31 (treinta y uno) profesores vinculados a las licenciaturas presenciales, en el ejercicio de las siguientes funciones: Coordinación General de Pasantía; Coordinación de Área de Pasantía; Coordinación de Curso de Licenciatura y Jefatura de Departamento. Las informaciones trabajadas en la presente investigación fueron obtenidas por medio del análisis documental, entrevistas semiestructuradas y el ejercicio de la objetivación participante. Para el tratamiento de los datos obtenidos por las entrevistas fue aplicada la metodología de análisis de datos cualitativos, desarrollada por medio de herramientas informacionales que buscan traducir el posicionamiento teórico y epistemológico pautados en la transparencia de la voz de los entrevistados (SILVA et al, 2017), respaldada en el análisis de contenido en la perspectiva de Bardin (1979). Los resultados de la investigación indicaron que la interferencia de las relaciones de poder del campo universitario en situaciones inherentes al subcampo de las licenciaturas contribuyó al debilitamiento del ECS en cuanto poseedor de un estatuto epistemológico, indisociable de la práctica.
Keywords: Campo Universitário
Licenciaturas
Estágio Curricular Supervisionado
Universitary Field
Licentiate Degree
Supervised Curricular Internship
Campo Universitario
Licenciaturas
Pasantía Curricular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMARGO, J. A. Conhecimento e poder na organização e desenvolvimento do estágio curricular supervisionado das licenciaturas. 2019. 297f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2853
Issue Date: 17-Jun-2019
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