Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2864
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marciano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766720Z3&tokenCaptchar=03AOLTBLS1ycMiy3HLmUbP4pe3mWYpXzHXBYY-mPxRJ8iWTmXUqWZu9YYlq_0GosVoJhNT5Jiiz4vv50w14Da_FlEOLlO2ZHk6dumk_1pVaqRgtz2h7s67YUbY7iO2pU1AgUHONueLaYlbDlZOZ7be94166XuRGSyfz3OYUfpOHtZRdBeM4nURMAYFgewEwFEu3N1OKEIP7U7C-Yf7euEHOPVe2-kRr_a_2WQY-_gv4-9XfIM7_xqNYjk5tvGclVNQRhYLmekle_iJhgAJ1f47g8Zp7ORTxyHc0gCCQoVJ5ANABgGRurIc9efWHw_OdOpX-DDO86WSs00f7xEg40IliqBqHc7TkKI3ug | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, Márcio André | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768676E6&tokenCaptchar=03AOLTBLSgxUjXzFTokjR3aXmjXbYdQ9nBxGaAgrjPZb0oN1Hld_U-OR3vdGDeUEfaeeLu8W_Zw4X556X4pDifOgpCxfboeVTlrtZbqVJgMNGbhD-pn9bPoe6vLxeDs7KQ0ForRW9Vf064KitxDiX0gDgHbIhawD8-l1mw6qZI2HjE5oYO9Qdm9g2IQcbvs_0VJaV1ov_hKkQzBneuxtcXxTp4oxybmlXG4k9LiKY9Z-8htKUvhCxaNpE_SsBCcGSu5AveiTtNyoQWE6hknkXjaSK_kqzKAe2m8vg-My9XSY8kiiDhJAfFxecDSr-UK9WXVWNIT1IOvXOXNlxlggd7_kUqLerVDvptKbaySRxT6BA-58WYIbEKq20 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Van Kan, Marli Terezinha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745765Z9&tokenCaptchar=03AOLTBLRXFWFx_9fhPozJC0pNjZKUxug8dMDgVqd-y-pWm1-De-_fGjSObKG-YS-Iztkptdk6E_Dt7JnFkh2ngcFICSIMtB95adv7vXBC6oNq-MESZJDJ0rNU9dpkYRhWrl3g1g2gvrNNT6hqU_aXhbHfSGN_-pYVNudLRO3pQOf-3f2VglbwtWUuFaME_B3VF4cMpdWgkJS-F-dJxaKvrgeaNg286hxN3Hry6R8JgduE1jfvb58OnWCI8OfG2MfxpdQdBs7Wmpwi16VnMZsgyoT_qfkYg7wRfRLUf7wCW4jdvhkGrBQwi0gx8g0D778TU6oW6-u87y0Z0n4tQdILFTkdw4qG07unHVq3_zxDYDdwRXEIN74fS0M | pt_BR |
dc.creator | Silva, Aline Catarina da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2713218T6&tokenCaptchar=03AOLTBLTU_Pk-vz7S1Ibb0Xrk4d45S6GEWuUNklH_KNyLFffJn-pOCDbr1IcK8LBtieRjgEcg5UCzJMlHTprwGIbeCRMOWHZBKWTVyYvsKG-BFtB6wBMiotWRkQvkcfu2gK3k9akDdOp7JjzttcDo8xOxLG8dE2wAN4-4q8bGEm3uczGYg8HSmO4FAseoqr996loHKGYmYdJDvm5jdeYV9cGNAIDfFelPW-2y7ONrIbgfjmbeEPXCTKFqrGvfx_iKvxGh4fzDfdNV4xeOmByoRgROVuijC6mlAyDDEJjbBMXfQ52TuQxp-ILn4ZcjsoxzIBv0sXVzBha4zszkoaMCabEWlzeUAAZmim5lXTcz-mhIxHamnG6vpZ4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T17:17:46Z | - |
dc.date.available | 2019-07-11 | - |
dc.date.available | 2019-07-11T17:17:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Catarina da. As equações diofantinas lineares no currículo da educação básica. Ponta Grossa, 2019. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2864 | - |
dc.description.abstract | Diophantine equations are named after the Greek mathematician Diophantus of Alexandria. These equations are present in the mathematical modeling of several situations and are a subject of study in the current curriculum of Mathematics for Basic Education in the state of S˜ao Paulo. With this perspective, we propose its extension to the other states of the federation. To this end, we present a complementary material aimed at the work in the classroom, so that the teacher can insert or deepen this content. We adopted as a methodological approach the revision of the literature, the theoretical framework and the proposition of a didactic guide. As a result, we infer about the viability of the work with the linear diophantine equations in Basic Education, because it is an approach that rescues and resignifies mathematical contents studied in different years, privileging their integration during problem solving and thus contributing to the development of autonomy and mathematical literacy of the student. | pt_BR |
dc.description.resumo | As equac¸ ˜oes diofantinas recebem este nome em homenagem ao matem´atico grego Diofanto de Alexandria. Tais equac¸ ˜oes est˜ao presentes na modelagem matem´atica de diversas situac¸ ˜oes e constituem um tema de estudo no atual curr´ıculo de Matem´atica para a Educac¸ ˜ao B´asica no estado de S˜ao Paulo. Com esta perspectiva, propomos a sua extens˜ao para os demais estados da federac¸ ˜ao. Nesse intuito, apresentamos um material complementar voltado ao trabalho em sala de aula, de modo que o professor possa inserir ou aprofundar este conte´udo. Adotamos como encaminhamento metodol´ogico a revis˜ao da literatura, do marco te´orico e a proposic¸ ˜ao de um guia did´atico. Como resultado, inferimos sobre a viabilidade do trabalho com as equac¸ ˜oes diofantinas lineares na Educac¸ ˜ao B´asica, por se tratar de uma abordagem que resgata e ressignifica conte´udos matem´aticos estudados em anos distintos, privilegiando sua integrac¸ ˜ao durante a resoluc¸ ˜ao de problemas e contribuindo assim para o desenvolvimento da autonomia e do letramento matem´atico do aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-07-11T17:17:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Catarina da Silva.pdf: 898772 bytes, checksum: d0609882de5cabdf4991519d2b105640 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-11T17:17:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Aline Catarina da Silva.pdf: 898772 bytes, checksum: d0609882de5cabdf4991519d2b105640 (MD5) Previous issue date: 2019-04-26 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Equação diofantina | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Teaching Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Diophantine equation | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | As equações diofantinas lineares no currículo da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca1 | Universidade Estadual do Centro Oeste | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca2 | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Matemática (Profissional em Rede Nacional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aline Catarina da Silva.pdf | dissertação completa em pdf | 877.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License