Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2867
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação de facilitadores da justiça restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná (2015-2016): os sentidos metodológicos, éticos e teóricos expressos pelos discentes
metadata.dc.creator: Goes, José Henrique de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bourguignon, Jussara Ayres
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Moreira, Dirceia
metadata.dc.contributor.referee1: Albernaz, Renata Ovenhausen
metadata.dc.contributor.referee2: Pontes, Felipe Simão
metadata.dc.description.resumo: Objetivando-se analisar como se deu o processo de formação de facilitadores em Justiça Restaurativa- JR promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná- TJPR entre 2015 e 2016 e seus sentidos éticos, metodológicos e teóricos, procedeu-se a pesquisa exploratória, qualitativa, a fim de se aproximar do objeto, com enfoque nos processos intersubjetivos e em seus significados. Utilizou-se como método, epistemologicamente orientado pelo interacionismo simbólico, a Teoria Fundamentada em Dados- TFD, baseada em Anselm Strauss e Juliet Corbin (2008). Realizarram-se doze entrevistas semi-estruturadas com pessoas que concluíram o curso de formação ofertado pelo TJPR entre 2015 e 2016, em três turmas, e procedeu-se às etapas de codificação concomitantemente à coleta de dados. Assim, a comparação constante entre os dados oportunizou novas inserções em campo, constituindo amostra significativa e uma explicação teoricamente orientada. O percurso metodológico está desenvolvido no primeiro capítulo, seguido de capítulo em que se apresentam eventos que culminaram com a emergência da JR e experiências que, classificadas como modelos, inspiraram a política nacional. O terceiro capítulo demonstra o processo de formação por meio de sub-processos a partir dos quais se delinearam os sentidos éticos, teóricos e metodológicos que emergiram a partir da perspectiva dos discentes. Na conclusão, apresenta-se uma delimitação da formação, caracterizando-a como conjunto de vivências orientadas por referências teórico-metodológicas e objetivos institucionais e profissionais múltiplos, de acordo com a formação prévia e com o local da prática de JR a ser realizada após o curso, com base em valores emergentes dos grupos de cursistas e em metodologia, instrumental, técnicas e concepções teóricas que permeiam o curso por meio dos instrutores. Ainda, se apresentam potencialidades e fragilidades do processo de formação.
Abstract: With the objective of know how was made the process of training of facilitators in Restorative Justice - JR promoted by the Court of Justice of Paraná - TJPR between 2015 and 2016 and its ethical, methodological and theoretical senses, an exploratory, qualitative research was carried out in order to of approaching the object, focusing on intersubjective processes and their meanings. It was used the Grouded Theory by Anselm Strauss and Juliet Corbin (2008) as method, epistemologically oriented by symbolic interactionism. Was made twelve semi-structured interviews with the people who completed the TJPR training course between 2015 and 2016, in three classes, and was made the coding stages concomitantly with the data collection. Thus, a constant comparation between the data provided new insertions in the field, constituting a significant sample and a theoretically oriented explanation. The methodological course was developed in the first chapter, followed by chapter whit the events that made contribution to the genesis of the Restourative Justice, and the projects that was classified as models, giving inspiration to the national policy. The third chapter is about the process and the forming sub-processes for the definition of the instruction, and the means of theoretichal and methodological sense that emerges from the perspective of the students. The conclusion have a delimitation of the training, that was characterized as a set of experiences, oriented theoric and metodologicaly by multiple influences of the previous formation and goals from diferents professional aproches and of the place of practice of JR after the course, based on emerging values of groups of students and methodology, tools, techniques and theoretical concepts that permeate the course through the instructors. Still, potentialities and weaknesses of the training process are verified.
Keywords: Justiça restaurativa
Formação de facilitadores para a justiça restaurativa
Política de Justiça Restaurativa
Restorative justice
Training of facilitators for restorative justice
Restorative Justice Policy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Setor de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
Citation: GOES, Jose Henrioque de.Formação de facilitadores da justiça restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná (2015-2016): os sentidos metodológicos, éticos e teóricos expressos pelos discentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2867
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Henrique de Goes.pdfdissertação completa em pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons