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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Movimentos de subjetivação da criança na aquisição da escrita: uma discussão voltada às rasuras
metadata.dc.creator: Schavarem, Letícia do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Capristano, Cristiano Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Luciane Trennephol
metadata.dc.description.resumo: As rasuras estão presentes em textos escritos, inclusive naqueles de crianças que se encontram na aquisição da escrita. Nesta pesquisa, propomos uma discussão sobre as rasuras presentes em textos de crianças que se encontram nesse processo. Especificamente, o foco volta-se para produções textuais de sujeitos que apresentam dificuldades, os quais, por vezes, são encaminhados à clínica fonoaudiológica e/ou inseridos em turmas de contra turno, como é o caso dos sujeitos do presente estudo, buscando olhar para as singularidades dessas crianças. Para tanto, partimos da perspectiva Interacionista em aquisição da linguagem, tal como formulada por Cláudia de Lemos, a qual é influenciada pelos estudos da Linguística e da Psicanálise. O objetivo geral do estudo é, portanto, investigar os movimentos de subjetivação indiciados pela presença de rasuras na elaboração de textos produzidos por crianças durante a aquisição da escrita, abrangendo os seguintes objetivos específicos: (i) discutir o movimento do sujeito durante a produção de textos; (ii) discutir o movimento do sujeito implicado na rasura; (iii) analisar o efeito da rasura no texto; (iv) verificar as singularidades de movimentos entre o sujeito que se mantêm em uma relação de dependência do texto do Outro e aquele que não se mantêm; (v) identificar as posições na aquisição da linguagem, estabelecidas pela perspectiva teórica aqui assumida, apontando se essas posições se mantêm na aquisição da escrita. Para tanto, o estudo segue uma diretriz qualitativa, tomando como dados produções textuais de oito crianças inseridas nas turmas iniciais do ensino fundamental. Quatro crianças (Grupo 1) participaram da coleta de dados realizada no ano de 2018, na própria escola, no período em que frequentavam o contra turno, tendo as propostas conduzidas pela professora responsável. Em contrapartida, as outras quatro crianças (Grupo 2) produziram seus textos em encontros de escrita realizados por Aspilicueta (2014), na coleta de dados feita para sua tese de doutorado. Esses encontros foram realizados na Clínica-Escola de Fonoaudiologia da Unicentro, no ano de 2011 e a condução foi feita pela pesquisadora. Os dados são compostos, ainda, pela filmagem de todos os encontros, as quais foram transcritas e, posteriormente, destacados trechos para a discussão do processo de produção textual, inclusive dos momentos em que ocorre a rasura. Discutimos e apontamos para a singularidade e subjetividade dos sujeitos frente às produções textuais, bem como identificamos os movimentos indiciados pela rasura, tanto em relação ao Grupo 1 como ao Grupo 2, pois ambos nos permitem visualizar, de forma bastante clara, as singularidades envolvidas nesse processo. Além disso, nossa análise contribui para levantamento de aspectos referentes à aquisição da escrita, entendida a partir das posições estabelecidas por Cláudia de Lemos e, ainda, para o estabelecimento de um outro olhar para essas crianças, deslocando-o da perspectiva do fracasso para o acolhimento da singularidade e da subjetividade de cada uma delas nesse processo.
Abstract: The erasures are present in written texts, including those of children who are in the acquisition of writing. In the research, we propose a discussion about the erasures present in texts of children that are in this process. Specifically, the focus turns to textual productions of subjects who present difficulties, which are sometimes referred to the speech-language clinic and / or inserted in groups of counter-shift, as is the case of the subjects of the present study, seeking to look at the of these children. To do so, we start from the Interactionist perspective in language acquisition, as formulated by Cláudia de Lemos, which is influenced by the studies of Linguistics and Psychoanalysis. The general objective of the study is therefore to investigate the subjectivation movements indicated by the presence of erasures in the elaboration of texts produced by children during the acquisition of writing, covering the following specific objectives: (i) to discuss the subject's movement during the production of texts; (ii) discuss the movement of the subject involved in the shaving; (iii) analyze the effect of erasure on the text; (iv) to verify the singularities of movements between the subject who maintains a relation of dependence on the text of the Other and the one does not remain; (v) identify the positions in language acquisition, established by the theoretical perspective assumed here, pointing out if these positions remain in the acquisition of writing. For this, the study follows a qualitative guideline, taking as data textual productions of eight children inserted in the initial classes of elementary school. Four children (Group 1) participated in the data collection conducted in 2018, at the school itself, during the period when they attended the counter shift, and the proposals were conducted by the responsible teacher. On the other hand, the other four children (Group 2) produced their texts in writing meetings held by Aspilicueta (2014), in the data collection made for their doctoral thesis. These meetings were held at the Clinic-School of Speech-Language Pathology and Audiology at Unicentro in 2011 and the conduction was done by the researcher. The data are also composed by the filming of all the encounters, which were transcribed and, afterwards, highlighted sections for the discussion of the textual production process, including the moments in which the shaving occurs. We discuss and point out the singularity and subjectivity of the subjects in relation to the textual productions, as well as identify the movements indicated by the shaving, both in relation to Group 1 and Group 2, since both allow us to visualize, quite clearly, the singularities involved in this process. In addition, our analysis contributes to a survey of aspects related to the process of acquisition of writing understood from the positions established by Cláudia de Lemos and also to establish another look at these children, shifting it from the perspective of failure to the reception of the singularity and subjectivity of each of them in this process.
Keywords: Subjetividade
Escrita
Rasura
Aquisição
Subjectivity
Writing
Erasure
Acquisition
Interactionism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SCHAVAREM, Leticia do Nascimento. Movimentos de subjetivação da criança na aquisição da escrita: uma discussão voltada às rasuras. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2870
Issue Date: 29-Apr-2019
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