Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2885
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Conhecimentos docentes de bacharéis, tecnólogos e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no SENAI - PR |
metadata.dc.creator: | Domingues, Thaiane de Góis |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Tozetto, Susana Soares |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Alessandro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Martiniak, Vera Lucia |
metadata.dc.description.resumo: | Na Educação Profissional e Tecnológica, o processo de inserção à docência se dá pelo anseio de diferentes profissionais a ensinar, que assumem a denominação de professor sem muitas vezes ter recebido a formação docente concedida nas licenciaturas. Os bacharéis passam a ser professores e precisam, além de seu conhecimento específico de área, adquirir e desenvolver os conhecimentos e práticas vinculadas à docência, relação pouco valorizada na legislação atual. Os licenciados, por sua vez, se veem dentro de oficinas e laboratórios que requerem um conhecimento não apropriado na licenciatura. Por este motivo, a presente pesquisa tem como problemática: De que forma bacharéis, tecnólogos e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica no Senai – PR têm constituído os conhecimentos docentes? A pesquisa tem como como objetivos: analisar a constituição dos conhecimentos docentes de bacharéis, tecnólogos e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica; desvelar o processo de associação da formação inicial e continuada, prática pedagógica e dos conhecimentos docentes entre bacharéis, tecnólogos e licenciados que atuam na Educação Profissional e Tecnológica. O referencial bibliográfico da pesquisa é embasado em Gimeno-Sacristán (1998), Gauthier (2013) e Shulman (1986, 2004). A pesquisa é de análise qualitativa, baseada em Bardin (2016), a partir das categorias de análise que surgiram ao longo do processo da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores de Educação Profissional e Tecnológica, entre bacharéis, tecnólogos e licenciados, de seis instituições de Educação Profissional e Tecnológica de quatro cidades do Estado do Paraná. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com os docentes das referidas instituições de ensino profissional. Os resultados obtidos demonstram que a constituição do conhecimento docente se dá por meio da formação inicial, da formação continuada de cunho pedagógico e técnico, assim como pela experiência profissional na indústria. O desenvolvimento dos conhecimentos docentes permeia a prática pedagógica do professor. Conclui-se, também, que a Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo Senai - PR visa o atendimento da burguesia industrial e forma trabalhadores que vivenciam a sociedade capitalista de uma forma naturalizada. |
Abstract: | In Professional and Technological Education, the process of insertion into teaching takes place through the desire of different professionals to teach, who assume the denomination of teacher without many times having received the teacher training granted in the degrees. The bachelors become teachers and need, in addition to their specific knowledge of area, acquire and develop the knowledge and practices linked to teaching, a relation not valued in current legislation. Graduates, in turn, see themselves in workshops and laboratories that require a knowledge not appropriate in the degree. For this reason, the present research has as problematic: How do bachelors, technologists and graduates who work in Professional and Technological Education at Senai - PR have constituted the teaching knowledge? The objectives of the research are: to analyze the constitution of the teaching knowledge of bachelors, technologists and graduates who work in Vocational and Technological Education; unveiling the process of association of initial and continuing training, pedagogical practice and teaching knowledge among bachelors, technologists and graduates who work in Vocational and Technological Education. The bibliographic reference of the research is based on Gimeno-Sacristán (1998), Gauthier (2013) and Shulman (1986, 2004). The research is qualitative analysis, based on Bardin (2016), from the categories of analysis that emerged throughout the research process. The subjects of the research were eight professors of Professional and Technological Education, among bachelors, technologists and graduates, from six institutions of Professional and Technological Education of four cities of the State of Paraná. Data were collected through questionnaires and semi-structured interviews with the teachers of these professional education institutions. The results obtained demonstrate that the formation of the teaching knowledge takes place through initial training, continuing pedagogical and technical training, as well as professional experience in industry. The development of teacher knowledge permeates the pedagogical practice of the teacher. It is also concluded that the Professional and Technological Education, offered by Senai - PR, is aimed at assisting the industrial bourgeoisie and forms workers who experience capitalist society in a naturalized way. |
Keywords: | Conhecimentos docentes Prática pedagógica Educação Profissional e Tecnológica Teaching knowledge Pedagogical practice Professional and Technological Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Ponta Grossa |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | DOMINGUES, Thaiane de Góis. Conhecimentos docentes de bacharéis, tecnólogos e licenciados que atuam na docência na educação profissional e tecnológica no SENAI - PR. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2885 |
Issue Date: | 22-Jul-2019 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thaiane de Góis Domingues.pdf | dissertação completa em pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License