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metadata.dc.type: Tese
Title: Rio e ferrovia: a produção social do espaço urbano em Ponta Grossa - PR
metadata.dc.creator: Madalozzo, Nisiane
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Edson Belo Clemente de
metadata.dc.contributor.referee1: Löwen Sahr, Cicilian Luiza
metadata.dc.contributor.referee2: Endlich, Angela Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Silveira, Rogério Leandro Lima da
metadata.dc.contributor.referee4: Monastirsky, Leonel Brizolla
metadata.dc.description.resumo: A evolução da mancha urbana de Ponta Grossa-PR, uma cidade de porte médio da região Sul do Brasil, mantém relação com o suporte físico, especialmente o relevo e a hidrografia. O objetivo dessa pesquisa é analisar de que forma a presença de rios e ferrovias é um condicionante na produção do espaço urbano. Desde o início da ocupação urbana, rios e ferrovias têm influenciando na definição do sistema viário, na delimitação dos bairros e de seus centros e nas tendências de valorização e expansão urbana. Atualmente, as diferenças sociais às margens de rios e ferrovias têm se aprofundado. A presença da população de baixa renda em situações irregulares e de risco acontece paralelamente à oferta de empreendimentos imobiliários de luxo em áreas próximas aos rios e ferrovias. Essa temática complexa é discutida a partir da ótica da Produção Social do Espaço Urbano, com discussões acerca dos agentes modeladores do espaço. A operacionalização se deu a partir de dois recortes espaciais distintos. Num primeiro momento, foram feitos levantamentos normativos e revisão da bibliografia produzida a respeito das dinâmicas urbanas, sendo os rios e ferrovias condutores dessas leituras. Num segundo momento, procedeu-se à análise de recortes espaciais mais específicos. Foram utilizados indicadores sociais relacionados à renda per capita e à qualidade das habitações em pontos variados da área urbana. Esse método gerou resultados significativos no tangente ao comparativo de dados objetivos. No entanto, foram identificadas limitações no relativo à especificidade de dados para recortes de pequena dimensão. Para enriquecer as leituras, foram selecionados quatro estudos de caso para a aplicação da metodologia PSSS, que visa a interpretação de espaços públicos de forma qualitativa. Os estudos em que o método foi aplicado são representativos das dinâmicas opostas de fragilização e de potencialização dos rios e ferrovias urbanos. As metodologias utilizadas ao longo da pesquisa provaram-se complementares às demais leituras realizadas e eficientes para o tipo de análise pretendida, comprovando-se os rios e ferrovias como elementos orientadores das dinâmicas urbanas. Como principais resultados, foi levantado o domínio do mercado privado nas dinâmicas urbanas, o alinhamento do Estado às necessidades das classes dominantes e a invisibilidade das populações em situações críticas, refletidas na descontinuidade dos processos de planejamento e gestão urbana.
Abstract: The development of the urban Ponta Grossa-PR, a medium sized city in Southern Brasil, keeps close relation to urban elements such as the waterbodies and the terrain. The goal of this investigation is to comprehend the various ways in which riverbanks and railroad areas influences the urban spatial production. From the beginning of the urban occupation, rivers and railroads have been influent. From road system definitions, to defining neighborhood boundaries, and, more recently, attached to urban spread and valuation tendencies. Currently, the social differences by the banks of rivers and railroads has entrenched. There is massive presence of poor in subnormal and risk situations, while the offer of luxurious real state products has also grown considerably over the last decade. This complex background is discussed with the theoretical framework of Social Production of the Urban Space, with added discussions considering space modelers. The operationalization of the investigation was made considering two different spatial divisions. Initially, bibliographic and legislation related contents have been considered, concerning the urban dynamics, especially related to riverbanks and railroad. Following, specific urban contexts have been investigated. A statistical analysis of census data related to housing situations and family income has provided considerable results. Pursuing the enrichment of the analyses, four cases were defined and explored with a tool created by PSSS creators. Each study case has been chosen as to represent the ambiguous situations reflecting poverty and excessive investments on both riverbank and railroad areas. The methods applied to this research proved to be effective and creative for the type of analysis intended. Riverbanks and railroads were confirmed as leads to urban dynamics. The results of the discussions involve the private domain over public urban areas, with the conjunction of both market and government interests.
Keywords: Ponta Grossa
Produção social do espaço urbano
Rio
Ferrovia
Agentes modeladores do espaço
Ponta Grossa
Social production of the urban space
Riverbanks
Railroads
Urban space modellers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Geociências
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia
Citation: MADALOZZO, Nisiane. Rio e ferrovia: a produção social do espaço urbano em Ponta Grossa - PR. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2891
Issue Date: 25-Mar-2019
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