Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2892
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As trilhas da literatura no vestibular: análise das questões do exame da UEPG, 2017
metadata.dc.creator: Dutra, Iuguslávia Jales
metadata.dc.contributor.advisor1: Harmuch, Rosana Apolonia
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Naira de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Saleh, Pascoalina Bailon de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Valle, Diego Gomes do
metadata.dc.description.resumo: Refletir sobre o ensino da literatura é ir de encontro a uma sociedade que prioriza a rapidez e a objetividade. Contrariamente, trabalhar com o ensinamento da literatura exige tempo para orientar o aluno à necessidade da leitura atenciosa do texto literário, assim como para ensiná-lo a refletir sobre a obra literária, praticar a alteridade e aperfeiçoar a criticidade. Dessa forma, qualquer prática metodológica que possa vir a contribuir para o definhamento de uma sociedade reflexiva, com exercícios que simplifiquem a leitura da obra literária deve ser prioritariamente estudada. Neste contexto de reflexões, encontra-se o vestibular, um dos mais importantes processos de ingresso ao Ensino Superior. Assim, este estudo analisa as questões de literatura do vestibular de 2017, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o intuito de compreender a qualidade do espaço dado à literatura no exame. E, com o mesmo propósito, averíguam-se os documentos governamentais que regiam o Ensino Médio na época do referido vestibular. Para contribuir com o estudo, buscaram-se teóricos e estudiosos no campo da literatura, tais como: Culler (1999), Compagnon (2009), Manguel (2009), Franchetti (2009), Perrone-Moisés (2006-2016), Candido (1995), Harmuch (2011-2017), Luft (2014), Tiuman (2017), entre outros. As análises das questões comprovam que o status da literatura reduz-se, quase exclusivamente, ao tênue estudo do enredo e a alguns conhecimentos específicos do contexto da obra e da vida do autor.
Abstract: Reflecting on the teaching of literature is to go against a society that prioritizes speed and objectivity. Conversely, working with the teaching of literature requires time to guide the student to the need for attentive reading of the literary text, as well as to teach him to reflect on the literary work, to practice alterity, and to perfect criticality. Thus, any methodological practice that may contribute to the depletion of a reflective society, with exercises that simplify the reading of the literary work should be primarily studied. In this context of reflections, one finds the vestibular, one of the most important processes of entrance to Higher Education. Thus, this study analyzes the literature questions of the 2017 college entrance examination, from the State University of Ponta Grossa, in order to understand the quality of the space given to the literature in the exam. And, for the same purpose, the government documents governing High School are analyzed at the time of the entrance exam. In order to contribute to the study, we sought theorists and scholars in the field of literature, such as: Culler (1999), Compagnon (2009), Manguel (2009), Franchetti (2009), Perrone-Moisés (1995), Harmuch (2011-2017), Luft (2014), Tyanan (2017), among others. The analysis of the questions proves that the status of literature is reduced almost exclusively to the tenuous study of the plot and to some specific knowledge of the context of the work and of the author's life.
Keywords: Literatura
Ensino
UEPG
Vestibular
Literature
Teaching
UEPG
Entrance exam
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: DUTRA, Iuguslávia Jales. As trilhas da literatura do vestibular: análise das questões do exame da UEPG, 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2892
Issue Date: 30-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iuguslávia Jales Dutra.pdfdissertação completa em pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons