Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2893
metadata.dc.type: Tese
Title: O contexto da Educação Infantil: implicações da gestão escolar na prática pedagógica
metadata.dc.creator: Woytichoski, Cristiane Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Madrid, Silvia Christina de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Rodrigo Saballa de
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee3: Scortegagna, Paola Andressa
metadata.dc.contributor.referee4: Machado, Érico Ribas
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a gestão escolar na prática pedagógica da Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa (GHEDIN; FRANCO, 2008) e tem a seguinte questão problemática: Como se efetiva a gestão escolar na prática pedagógica da Educação Infantil? A pesquisa tem os seguintes objetivos: Analisar a atuação da gestão escolar na prática pedagógica na Educação Infantil; Desvelar a organização da gestão escolar em relação a prática pedagógica na Educação Infantil; Investigar as implicações da gestão escolar na organização da prática pedagógica na Educação Infantil. A presente tese considera o pressuposto de que em diversos aspectos da organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, a gestão escolar se assemelha a do Ensino Fundamental, assim defendemos que para a concretude da gestão escolar na Educação Infantil há necessidade de planejamento, intencionalidade, reflexividade, trabalho coletivo, e avaliação que atendam as especificidades da infância e as características das crianças. Utilizamos como aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo em relação a prática pedagógica os estudos de Vazquez (1977), Franco (2008, 2014) e Gimeno Sacristán (1999, 2007); para discutirmos sobre gestão escolar utilizamos os estudos de Bosco de Lima (2011), Domingues (2014), Franco (2008, 2014); Hypólito (2008), Libâneo (2004) e para a discussão do Projeto Político Pedagógico são utilizados os estudos de Caria (2011), Bondioli (2009), Pinto (2011), Veiga (2003). No que se refere as discussões da Educação Infantil discutiremos com os autores Rocha (1997), Carvalho (2005, 2015, 2016) Carvalho e Fochi (2016, 2017), Carvalho e Guizzo (2018); Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007). A pesquisa foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) no município de Ponta Grossa/PR. Os sujeitos participantes da pesquisa foram três (3) coordenadoras pedagógicas, três (3) diretoras e trinta e uma (31) professoras dos CMEIS participantes da pesquisa. Como instrumentos para a coleta de dados utilizamos a análise documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. A organização, análise e discussão dos dados da pesquisa teve como fundamentação os pressupostos teóricos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e da Triangulação de dados (TRIVIÑOS, 2008). As principais conclusões desta pesquisa são as seguintes: o discurso da qualidade neoliberal, direcionado para a escolarização também faz parte da Educação Infantil; há a persistência de um modo de fazer pedagógico ignorando os direitos das crianças, devido a burocracia presente na escola da Educação Infantil; a criança não ocupa centralidade nas ações pedagógicas da Educação Infantil. Nesse estudo apontamos a relevância da gestão escolar na Educação Infantil, destacamos que nessa etapa da Educação Básica a organização do trabalho pedagógico e as ações pedagógicas precisam ser repensadas. Dessa forma, por meio desta pesquisa, buscamos contribuir com os estudos sobre a gestão escolar na Educação Infantil, bem como propor considerações que possibilitem reflexões e discussões sobre as implicações da gestão escolar na prática pedagógica da Educação Infantil, considerando-se as especificidades da infância e as características das crianças.
Abstract: This study has as object of research the school management in the pedagogical practice of the kindergarten. The research is characterized as qualitative (GHEDIN; FRANCO, 2008) and has the following problematic question: How is school management effective in the pedagogical practice of early childhood education? The research has the following objectives: To analyze the performance of school management in pedagogical practice in early childhood education; Unveil the organization of school management in relation to pedagogical practice in early childhood education; To investigate the implications of school management in the organization of pedagogical practice in early childhood education. This thesis considers the assumption that in various aspects of the organization of pedagogical work in early childhood education, school management resembles that of elementary school, so the thesis we defend is that for the concreteness of school management in early childhood education there is a need to planning, intentionality, reflexivity, collective work, and assessment that meet the specificities of childhood and the characteristics of children. We used as theoretical support for the development of this study in relation to the pedagogical practice the studies of Vazquez (1977), Franco (2008, 2014) and Gimeno Sacristán (1999, 2007); To discuss school management we use the studies by Bosco de Lima (2011), Domingues (2014), Franco (2008, 2014); Hypólito (2008), Libâneo (2004) and for the discussion of the Pedagogical Political Project are used the studies of Caria (2011), Bondioli (2009), Pinto (2011), Veiga (2003). Regarding the discussions of kindergarten we will discuss with the authors Rocha (1997), Carvalho (2005, 2015, 2016) Carvalho and Fochi (2016, 2017), Carvalho and Guizzo (2018); Formosinho, Kishimoto and Pinazza (2007). The research was carried out in three Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI) in the city of Ponta Grossa/PR. The participants of the research were three (3) pedagogical coordinators, three (3) principals and thirty-one (31) teachers of the CMEIS participants. As instruments for data collection we used the document analysis, the questionnaire and the semi-structured interview. The organization, analysis and discussion of the research data was based on the theoretical methodological assumptions of Content Analysis (BARDIN, 2011) and Data Triangulation (TRIVIÑOS, 2008). The main conclusions of this research are as follows: the discourse of neoliberal quality, directed to schooling is also part of early childhood education; there is persistence of a pedagogical way of ignoring the rights of children, due to the bureaucracy present in the preschool; the child still does not occupy centrality in the pedagogical actions of the Early Education. In this study, we point out the relevance of school management in early childhood education, we also highlight that at this stage of Basic Education, the organization of pedagogical work and pedagogical actions need to be rethought. Thus, through this research, we seek to contribute to studies on school management in early childhood education, as well as to propose considerations that allow reflections and discussions about the implications of school management in the pedagogical practice of early childhood education, considering the specificities of childhood. and the characteristics of children.
Keywords: Gestão escolar
Prática pedagógica
Educação Infantil
School management
Pedagogical practice
Children's Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: WOYTICHOSKI,Cristiane Aparecida. O contexto da Educação Infantil: implicações da gestão escolar na prática pedagógica. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2893
Issue Date: 6-Aug-2019
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiane Aparecida Woytichoski.pdfdissertação completa em pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons