Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Varella, Patrícia Camera-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792580Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Karvat, Erivan Cassiano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700133D7pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728092D6pt_BR
dc.creatorKremes, Karen Keslen-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8157875J8pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T14:19:58Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T14:19:58Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.citationKREMES, Karen Keslen. Cultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901-
dc.description.abstractIn a society that lives the constant technological development of new means of production, the historian has the role of discussing the socio-cultural aspect of the interaction human-machine and new cultural practices with technological bias. Opting for a recent and little explored historiographic current, the Polyphonic History, the present work discusses the contemporary emergence of media support that are a hybrid between videogame and interactive cinema. The present research starts from a discourse analysis and representation of the movie-game Quantum Break (Remedy, 2016) to establish notes and reflections on the role of this new cultural practice and how it relates to the current pop culture, especially the geek culture. Recent discussions within historiography, the debate around such topics becomes necessary within history and contributes to understanding the dialogue between the individual and the current mass media.pt_BR
dc.description.resumoEm uma sociedade que vive o constante desenvolvimento tecnológico de novos meios de produção, ao historiador cabe o papel de discutir o aspecto sociocultural da interação humano-máquina e as novas práticas culturais com viés tecnológico. Optando por uma corrente historiográfica recente e pouco explorada, a História Polifônica, o presente trabalho discute o surgimento contemporâneo de suportes midiáticos que são um híbrido entre videogame e cinema interativo. A presente investigação parte de uma análise de discurso e representação do filme-jogo Quantum Break (Remedy, 2016) para estabelecer apontamentos e reflexões sobre o papel dessa nova prática cultural e como ela se relaciona a cultura pop atual, em especial a cultura geek. Debates recentes dentro da historiografia, a discussão em torno de tais temas se faz necessário dentro da história e contribui para compreensão do diálogo entre o sujeito e os atuais meios de comunicação em massa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-09-04T14:19:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karen Keslen Kremes.pdf: 4403044 bytes, checksum: 23d39a313e49602b7c1ca5a042db6967 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T14:19:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karen Keslen Kremes.pdf: 4403044 bytes, checksum: 23d39a313e49602b7c1ca5a042db6967 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectCinema Interativopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectVideo gamept_BR
dc.subjectInteractive Cinemapt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleCultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karen Keslen Kremes.pdfdissertação completa em pdf4.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons