Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Varella, Patrícia Camera | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792580Y5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Karvat, Erivan Cassiano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700133D7 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Luciana Martha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728092D6 | pt_BR |
dc.creator | Kremes, Karen Keslen | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8157875J8 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T14:19:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-04 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T14:19:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-28 | - |
dc.identifier.citation | KREMES, Karen Keslen. Cultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2901 | - |
dc.description.abstract | In a society that lives the constant technological development of new means of production, the historian has the role of discussing the socio-cultural aspect of the interaction human-machine and new cultural practices with technological bias. Opting for a recent and little explored historiographic current, the Polyphonic History, the present work discusses the contemporary emergence of media support that are a hybrid between videogame and interactive cinema. The present research starts from a discourse analysis and representation of the movie-game Quantum Break (Remedy, 2016) to establish notes and reflections on the role of this new cultural practice and how it relates to the current pop culture, especially the geek culture. Recent discussions within historiography, the debate around such topics becomes necessary within history and contributes to understanding the dialogue between the individual and the current mass media. | pt_BR |
dc.description.resumo | Em uma sociedade que vive o constante desenvolvimento tecnológico de novos meios de produção, ao historiador cabe o papel de discutir o aspecto sociocultural da interação humano-máquina e as novas práticas culturais com viés tecnológico. Optando por uma corrente historiográfica recente e pouco explorada, a História Polifônica, o presente trabalho discute o surgimento contemporâneo de suportes midiáticos que são um híbrido entre videogame e cinema interativo. A presente investigação parte de uma análise de discurso e representação do filme-jogo Quantum Break (Remedy, 2016) para estabelecer apontamentos e reflexões sobre o papel dessa nova prática cultural e como ela se relaciona a cultura pop atual, em especial a cultura geek. Debates recentes dentro da historiografia, a discussão em torno de tais temas se faz necessário dentro da história e contribui para compreensão do diálogo entre o sujeito e os atuais meios de comunicação em massa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2019-09-04T14:19:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karen Keslen Kremes.pdf: 4403044 bytes, checksum: 23d39a313e49602b7c1ca5a042db6967 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-04T14:19:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Karen Keslen Kremes.pdf: 4403044 bytes, checksum: 23d39a313e49602b7c1ca5a042db6967 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de História | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEPG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Videogame | pt_BR |
dc.subject | Cinema Interativo | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Video game | pt_BR |
dc.subject | Interactive Cinema | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | Cultura Geek e tecnologia: reflexões sobre os híbridos de videogame e cinema interativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca1 | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.instituicao-banca2 | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karen Keslen Kremes.pdf | dissertação completa em pdf | 4.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License